Muita gente se enrola na hora de escolher o modelo ideal, por isso é importante fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado antes de comprar. Mas não se preocupe, nós temos as melhores dicas e uma calculadora de ar-condicionado prontinha para te ajudar nessa escolha! Primeiro, é preciso entender que a sigla BTUs significa a Unidade Térmica Britânica em inglês. O número de BTUs de um aparelho representa a potência dele para resfriar um ambiente. Ou seja, um BTU é a quantidade de “frio” necessária para diminuir a temperatura de meio litro de água em 0,56 °C.
As diferentes opções de ar- condicionado tendem a aumentar de preços conforme a potência deles sobe. E, quanto maior for a área do local, mais BTUs será necessário para conseguir fazer a climatização do ambiente.
E um cuidado importante para economizar energia com o ar-condicionado: a utilização de aparelhos com BTUs abaixo do necessário pode causar sobrecarga, aumentar o tempo em que ele deverá ficar ligado, e por consequência, aumentar o valor conta de energia elétrica. Por isso é necessário escolher o modelo adequado, fazendo o cálculo de BTUs por metro quadrado.
Após aprender como fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado ou utilizar nossa calculadora, é só escolher o modelo desejado! Aqui na Leroy Merlin você encontra várias opções de marcas e os melhores preços. Confira algumas dicas de cada modelo:
O ar-condicionado de janela é o mais tradicional. Para fazer a instalação, é preciso um buraco na parede do cômodo em que ele irá ficar, do mesmo tamanho do eletrodoméstico. Assim, ele consegue gelar o ar do interior e expelir o ar frio para o lado de fora da casa.
Com o ar-condicionado split, não é preciso fazer buraco na parede de casa. Esse modelo é dividido em duas partes: o condensador, que fica do lado de fora da casa, e o dispersor, que será colocado dentro do ambiente a ser refrigerado. Esse modelo costuma ser um pouco mais caro, mas possui design diferenciado, além de ser um ar-condicionado mais silencioso.
Já ar-condicionado split inverter é uma opção mais econômica. Com a tecnologia inverter, esse tipo de aparelho permite que o acionamento do motor seja feito apenas uma vez, economizando energia elétrica. Através dos sensores térmicos, eles conseguem medir a temperatura do ambiente e deixar o motor a uma velocidade que não faça a temperatura do local aumentar. E além de amenizar o calor, esses modelos também podem ajudar a combater o frio em regiões onde a temperatura varia muito. Esse modelo mantém a climatização estável e detecta quando a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento, sendo possível economizar mais energia com um o ar-condicionado inverter.
Seja qual for o modelo desejado, dependendo do tamanho do cômodo e de outros fatores (como a incidência de sol), você pode precisar de um ar com mais ou menos BTUs.