Aprenda a calcular os BTUs do ar condicionado

A unidade determina a potência do aparelho, que varia de acordo com a metragem do espaço

Casa com ar condicionado

Na hora de adquirir um ar-condicionado. você certamente ouvirá falar de BTUs e de sua importância técnica. Mas, afinal, o que é BTU? Essas três letras significam British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica, medida que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.

Esse dado garantirá que o seu equipamento refrigere de maneira adequada o local onde será instalado, de acordo com a metragem e com outros fatores. Assim, você evita gastar dinheiro com um ar condicionado muito potente para o seu espaço ou um aparelho com desempenho abaixo do necessário.

Saiba como calcular BTU de ar condicionado

Para refrigerar um cômodo, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente.

Sabendo dessa informação, meça o cômodo em que o ar condicionado ficará instalado. A quantidade de pessoas que frequenta o local também influenciará no resultado final. Recomenda-se somar 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) a cada usuário adicional do espaço (o primeiro não conta).

Sendo assim, vamos à conta final, usando como exemplo um local sem incidência de sol, de 15 m2 cujo uso é de duas pessoas: (600 x 15) + 600 = 9600. Ou seja, você adquire um aparelho que comporta, aproximadamente, essa capacidade e terá a certeza de um ar condicionado na medida certa.

Aqui há uma tabela que também exemplifica esses dados:

Tabela de cálculo de BTU

Fatores que interferem no resultado final

Quantidade de aparelhos eletrônicos: esses elementos aquecem o ambiente e, caso tenha muitos no local em que o ar condicionado for instalado, considere adquirir um modelo mais potente;
Tipo e quantidade de lâmpadas: as incandescentes produzem mais calor ao ambiente, se comparadas às fluorescentes. Identifique qual é o modelo que possui e se ele aquece o seu cômodo a ponto de sentir calor quando estiver próximo às lâmpadas;
Janelas e cortinas: as janelas permitem a entrada de calor e a cortina, por sua vez, minimiza o aquecimento;
Região do Brasil onde mora: dependendo do clima do local, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente devido ao intenso calor.

A cada fator externo, adicione mais 600 BTUs à conta final.

Confira também a nossa calculadora.

Você também vai gostar de ler:

Como escolher ar condicionado

Como escolher o ar condicionado ideal para sua casa

Leia também