Sustentabilidade na Leroy Merlin

Desde sua chegada ao Brasil, a Leroy Merlin está focada na qualidade: de produtos, atendimento e serviços. Nos últimos anos, esta preocupação se estendeu ao desenvolvimento sustentável, beneficiando tanto o conceito quanto a sociedade. Saiba mais sobre nossas ações. O mundo é nossa casa. Nada mais natural do que a ajudar a cuidar dele. Por conta disso, a Leroy Merlin desenvolveu o programa Construir e Sustentar e vem implementando diversas ações.

Estas iniciativas vão desde a venda de Produtos Responsáveis, que visam incentivar atitudes sustentáveis como o consumo consciente, por exemplo, além de projetos de construções ou reformas sustentáveis, passando por campanhas beneficentes, até a implantação da primeira Loja Brasileira certificada AQUA (Alta Qualidade Ambiental), em Niterói.

Saiba mais sobre a certificação AQUA

Essa certificação, concedida pela Fundação Vanzolini, foi elaborada com o intuito de oferecer às empresas brasileiras um referencial técnico para construções sustentáveis, adaptado à nossa realidade.

Os impactos ambientais gerados durante as fases de planejamento e construção de edifícios, ou mesmo durante a sua operação, são cada vez maiores, e esse selo garante que o funcionamento do projeto seja feito de forma sustentável. Para isso, desenvolvemos os seguintes aspectos:

-Qualidade de vida dos funcionários;
-Economia de água, por meio de coletores e captadores de água da chuva, reaproveitando-a para descargas, limpeza da Loja e para regar o jardim, e instalação de torneiras temporizadas, válvula de descarga de duplo acionamento, mictórios a seco, entre outros;
-Economia de energia, arquitetura que favoreça o uso da luz natural e uso de energia solar através de painéis instalados no teto das Lojas ou com um projeto de climatização eficiente;
-Disposição de resíduos e manutenção: por meio de coleta seletiva e correta destinação dos materiais;
-Contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Confira mais informações sobre a certificação.

Lojas com certificação AQUA

Lojas com certificação AQUA

Com muito orgulho, atualmente temos 6 Lojas certificadas AQUA Uso e Operação: Porto Alegre, Interlagos, Belvedere (BH Sul), BH Norte, Uberlândia e Contagem. E mais 13 Lojas 100% AQUA: Jaquarepaguá, Taguatinga, São Leopoldo, Londrina, Curitiba Atuba, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José, Fortaleza, Campo Grande, Jaguaré e São Bernado do Campo.

Outros prêmios

-Prêmio LIDE 2014: Sustentabilidade no Varejo pelo 2º Fórum Nacional do Varejo;
-Por três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014), ficamos entres os três finalistas do Prêmio Os Mais Importantes no Varejo na categoria Sustentabilidade pela Brazilian Retail Week;
-Nossa sede em Interlagos, São Paulo, ficou entre os 10 Edifícios mais Sustentáveis do Brasil em 2013 pela Exame.com.

Construir e Sustentar

Comitê de Sustentabilidade

Em 2008, criamos o Comitê de Sustentabilidade Nacional, que reúne representantes e todas as diretorias da empresa. O comitê se reúne periodicamente para traçar e acompanhar as estratégias da empresa com relação ao tema.

Construir e Sustentar

Símbolo da Leroy Merlin Brasil para suas ações, atitudes, soluções voltadas para a preservação do meio ambiente, o Programa Construir e Sustentar orienta e incentiva o consumo consciente e ajuda as pessoas a terem um lar mais sustentável.

Produtos Responsáveis

Hoje já oferecemos mais de 4 mil Produtos Responsáveis, como: torneiras temporizadas, descargas de duplo fluxo, arejadores, reguladores de vazão, entre outros que diminuem nosso impacto na natureza.

Código de Ética e Comitê de Ética

Lançado em 2011, o Código de Ética da Leroy Merlin foi construído de forma participativa pelo Comitê de Sustentabilidade Nacional. Este documento orienta as atividades dos colaboradores em relação aos diferentes públicos com os quais interage e cuida para que suas condutas estejam de acordo com os valores corporativos e princípios éticos da empresa.

A Leroy Merlin Brasil também possui um Comitê de Ética, composto por um representante de várias áreas, que se reúne em casos de violação reportadas ao grupo.

TI Verde

Adotamos a chamada TI Verde desde 2011, em que computadores antigos e cabos de informática que não usamos mais vão para a reciclagem. Até hoje, 32 toneladas desse nosso material deixaram de ir para o lixo e foram recicladas.

Portal do Saber

A Leroy Merlin acredita que a sustentabilidade se faz com conscientização, educação e mudança de comportamentos. Assim, criamos o Portal do Saber, que oferece aos nossos Colaboradores diversos cursos on-line para o desenvolvimento profissional e pessoal. Entre eles, o Código de Ética e o de @Ecoeficiência, em que os Colaboradores conhecem conceitos importantes para análise de produtos que serão oferecidos aos Clientes.

Educar para a Sustentabilidade

Em 2011, colocamos em prática o Educar para a Sustentabilidade, um jogo em que o objetivo é um só: aprender mais sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Idealizado como um jogo de tabuleiro que insere a Leroy Merlin dentro de uma comunidade fictícia, apresenta diferentes questões relacionados ao nosso dia a dia.

O Educar para a Sustentabilidade faz parte da formação de nossos Colaboradores. A proposta fez tanto sucesso que algumas Lojas iniciaram um trabalho junto com as escolas públicas e particulares de suas regiões. Só em 2014, o projeto da Loja de Uberlândia beneficiou nove escolas, formando 23 educadores e 825 crianças.

Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade

É com grande prazer que este ano lançamos o nosso Relatório de Sustentabilidade 2015/2016, produzido seguindo a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) e com a participação de todos os nossos colaboradores.

Voltado aos nossos públicos, ele consiste em uma prestação de contas referente às nossas crenças, programas, projetos e compromissos com a Sustentabilidade.

Em 2015 inovamos, sendo a primeira empresa no segmento do varejo de materiais de construção a publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2014.

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2015/2016

Outras ações nas Lojas

  • Estações de Coleta Seletiva
  • Sacolas Plásticas Oxibiodegradáveis
  • Sacolas Retornáveis

Estações de Coleta Seletiva

Estações de Coleta Seletiva

Como parte de seu desenvolvimento sustentável, a Leroy Merlin compromete-se a causar o menor impacto possível na natureza. Agora, você tem a sua disposição Estações de Coleta Seletiva em todas as lojas, para ajudá-lo a descartar seu lixo corretamente, preservando o meio ambiente. São dois tipos de Estações:

-Externas: além dos quatro grupos básicos (papel, vidro, metal e plástico), você também pode depositar lâmpadas. -Internas: coletam papéis, vidros, metais e plásticos, e são preparadas para receber também pilhas, baterias, carregadores e celulares.

Desde 2010, já destinamos para a reciclagem cerca de 160 toneladas de pilhas, baterias, carregadores e celulares coletados nestas estações.

Sacolas Plásticas Oxibiodegradáveis

Desde 2008, a Leroy Merlin usa sacolas plásticas oxibiodegradáveis. Estas sacolas levam, em média, 18 meses para se decompor no meio ambiente, enquanto as sacolas convencionais, por sua vez, precisam de 100 anos, para serem absorvidas pela natureza.

Sacolas Retornáveis Leroy Merlin

Buscando incentivar atitudes sustentáveis, como o consumo consciente, e gradativamente fazer com que as pessoasdeixem de utilizar demasiadamente as sacolas plásticas , a Leroy Merlin decidiu inserir em sua gama de produtos as Sacolas Retornáveis Leroy Merlin.

Responsabilidade Social

  • Fundação Gol de Letra
  • Casa da Criança
  • Saldão Solidário
  • Campanha do Agasalho

Projeto Formar - Fundação Gol de Letra

Projeto Formar - Fundação Gol de Letra

O Projeto Formar é um programa de aprendizagem que tem como principal objetivo formar jovens, de 14 a 18 anos, nos princípios básicos de Marcenaria. A intenção é que eles aprendam a transformar pedaços de madeira em objetos utilitários ou artísticos, despertar o sentimento de satisfação dos jovens perante a realização de trabalhos de bricolagem, incentivar a criatividade a partir do manuseio de instrumentos específicos do trabalho e mostrar a profissão como uma possibilidade de ofício.

No início do projeto, em 2003, a Leroy Merlin apoiou a contratação do Educador, cedeu o espaço para a realização da oficina na Loja da Marginal Tietê (São Paulo) coordenou as doações feitas pelos fornecedores para montar a marcenaria e também fez a doação do maquinário e das ferramentas.

Hoje, a Leroy Merlin continua a doar o material de consumo e madeira utilizado para realizar as aulas e fazemos uma doação anual em dinheiro para o projeto. A qualificação do educador e a estrutura do local cedido pela Loja, possibilitam ao jovem acreditar que ele é capaz de produzir, melhoram sua auto-estima e despertam o interesse por uma profissão. Desde o início do projeto, 165 jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social da Vila Albertina (São Paulo) já passaram pelo Projeto.

Casa da Criança

Casa da Criança

A Leroy Merlin contribui com a Casa do Menor Santo Amaro Grossarl (CMSAG), um abrigo em São Paulo que atende crianças e adolescentes carentes em situação de risco, maus tratos ou abandono. As crianças são enviadas pelo Conselho Tutelar ou pelo Fórum de Santo Amaro e permanecem no local aguardando adoção.

Todos os meses a Leroy Merlin fornece ajuda financeira e, sempre que necessário, contribui com materiais de construção ou acabamento, conforme a necessidade da instituição. Desse modo,a empresa colabora com a manutenção das duas casas da Casa do Menor e com seu núcleo socioeducativo para reforço escolar.

Saldão Solidário

Todo começo de ano, desde 2006, a Leroy Merlin promove uma venda especial de material de construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem com até 70% de desconto. A campanha reverte parte do valor arrecadado para a Instituição Gol de Letra e parte para Instituições sociais do entorno de cada uma das lojas da rede.

Campanha do Agasalho

Durante os meses mais frios do ano, a Leroy Merlin aproveita o Festival do Inverno para convidar seus clientes a trazerem para as lojas casacos, meias, calças, cobertores, sapatos e demais acessórios de inverno. Ao final do período, as doações são entregues a diversas instituições beneficentes em todo o país.

Leia também