Construir e sustentar

Temos a missão de permitir que todas as pessoas melhorem seu lar. Para nós, isso significa muito, e construir um mundo melhor faz parte dessa missão.

Acreditamos nessa mudança do mundo através das nossas ações. Nosso projeto CONSTRUIR E SUSTENTAR tem o jeito de olhar sustentabilidade em cada pedaço da gente. Com pessoas. Com produtos. Com valor econômico, social e ambiental. Um programa que começou em 2009, após uma decisão de que Sustentabilidade caminharia conosco em todas as nossas ações.

Conheça mais sobre o que nos impulsiona

A construção de nossas lojas:

Certificação AQUA/HQE – Alta qualidade ambiental.

O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

A Leroy Merlin foi vanguardista desse processo no Brasil, e desde a inauguração da nossa primeira loja AQUA em Niterói, no ano de 2009, todas as nossas lojas próprias possuem a certificação. O Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

Mantendo a base conceitual francesa, o reconhecimento dessa proposta é agora reforçado pela sua efetiva atuação na rede de certificação internacional HQE™.

Confira as vantagens dessa certificação:

Consciência de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência no planeta

- Menor demanda de recursos hídricos

    • Medir demanda de recursos energéticos
  • Menor demanda sobre as infraestruturas urbanas

  • Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa

  • Redução da poluição

  • Melhores condições de saúde nas edificações

  • Melhor aproveitamento da infraestrutura local

  • Menor impacto à vizinhança.

    • Menores despesas condominiais gerais –água, energia, limpeza, conservação e manutenção

    • Melhores condições de conforto e saúde

    • Maior valor patrimonial ao longo do tempo

  • Melhor qualidade de vida

  • Melhor gestão de resíduos sólidos

  • Melhor gestão de riscos

Visite e conheça os processos construtivos e de operação das nossas lojas:

Niterói, Jacarepaguá, Tietê, BH Sul, BH Norte, Contagem, Campo Grande, Porto Alegre, São Leopoldo, Londrina, Curitiba Atuba, São José, Sorocaba, São José do Rio Preto, Anhaguera, Jaguaré, São Bernardo, Interlagos, SI, Taguatinga, Uberlândia, Fortaleza e Maceió.

Economia circular

Esse projeto consiste em otimizar a gama de produtos responsáveis da Leroy Merlin Brasil que serão fabricados através de matéria prima gerada em nossas operações. Além disto, trazer produtos que substituam produtos de consumo rotineiro, produtos que não existem no mercado nacional e produtos inventados, reinventados e desenvolvidos por nossos colaboradores, fornecedores ou cliente.

Foi isto que aconteceu com o papel pintor, uma espécie de substituto do nosso conhecido jornal, aliado das mudanças, reformas e pinturas em casa, mas que nos dias de hoje tem tempo determinado no mercado. Para facilitar a aplicação para o cliente, ele vem com uma fita adesiva na ponta. Um produto que importávamos da China e hoje tem abrangência nacional! Dá uma olhada!

Fomenta-se a cultura da economia circular, incentivamos o desenvolvimento do fornecedor local, O meio Ambiente está deixando de receber toneladas de papelão e ainda sem nenhum desperdício de novas árvores sendo cortadas. A perfeita união dos pilares Econômico, social e ambiental que norteiam a Sustentabilidade.

Projeto Postera:

Todos os nossos 10 mil funcionários usam uniformes completos, gerando um grande volume de peças para troca e descarte todo ano. Desde dezembro de 2017, nossos uniformes são destinados de forma responsável, minimizando impactos ambientais, sociais e econômicos em toda a cadeia produtiva.

As peças são ressignificadas por cooperativas de costura, servindo para doação e outros usos, além de resguardar nossa segurança, reputação e imagem de marca. Os uniformes são enviados para o nosso Centro de Distribuição, onde são coletados.

Parte é transformada em flanelas, utilizadas internamente; algumas peças são transformadas em cobertores populares e doadas para instituições sociais parceiras junto a outras roupas em condições de reuso; e parte é transformada em desfibrado têxtil (reciclagem) que serve como matéria prima em processos produtivos em industrias. Até novembro de 2018, foram recicladas mais de 5,6 toneladas de uniformes e doados mais de 470 calças e 720 cobertores populares para instituições sociais.

Fotos Projeto Postera

Tem algum projeto de economia Circular para partilhar conosco? Entre em contato!

Eles ajudam a economizar recursos naturais e aumentam a qualidade de vida do cliente. A classificação é dividida em quatro pilares: “Casa capaz de fazer economia”, “Casa mais saudável”, “Casa que respeita o meio ambiente” e” Casa mais prática de viver”. Saiba mais:

Construir e Sustentar

Preocupada com a preservação do ambiente em que vivemos, elaboramos uma classificação dos chamados produtos responsáveis, que ajudam a economizar recursos naturais e também melhoram a nossa qualidade de vida e o jeito que cuidamos da nossa casa e nossa saúde. A categorização é dividida em quatro pilares: Casa capaz de fazer economia, Casa mais saudável, Casa que respeita o meio ambiente e Casa mais prática de viver. Cada um deles se desdobra em selos (12 ao todo) que facilitam a escolha do cliente já que, por meio deles, o consumidor consegue identificar facilmente quais são os produtos responsáveis. Saiba mais sobre os pilares e seus selos.

Casa capaz de fazer economia

Quando você comprar um produto desta categoria, estará garantindo uma casa mais eficiente em termos de consumo de recursos como energia e água. Os selos que compõem este pilar são: - Economia de água;

  • Recupera água da chuva;

  • Produz energia;

  • Economiza energia diretamente;

  • Economiza energia indiretamente;

Casa mais saudável

Esse pilar conta com selos que transformam a sua casa em um lugar mais natural, confortável e saudável. Seus selos são:

- Reduz poluição do solo e água;

  • Preserva a qualidade do ar;

  • Trata água doméstica;

Casa que respeita o meio ambiente

Produtos com essa classificação fazem com que sua casa entre em harmonia com o meio ambiente. Estão nessa categoria os seguintes selos: - Certificação de recursos naturais;

  • Obtidos de materiais reciclados;

  • TReciclagem e compostagem;

Casa mais prática de viver

Com ele, é possível identificar os produtos que tornam sua casa um lugar mais prático, adaptado às várias necessidades da sua família. Esse pilar apresenta o selo: - Adaptado às necessidades

Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade

É com grande prazer que este ano lançamos o nosso Relatório de Sustentabilidade 2015/2016, produzido seguindo a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) e com a participação de todos os nossos colaboradores. Voltado aos nossos públicos, ele consiste em uma prestação de contas referente às nossas crenças, programas, projetos e compromissos com a Sustentabilidade. Em 2015 inovamos, sendo a primeira empresa no segmento do varejo de materiais de construção a publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2014. Relatório de Sustentabilidade 2014 Relatório de Sustentabilidade 2015/2016

Projetos incentivados: