Cálculo do ar-condicionado: escolha a opção ideal para seu ambiente

Muita gente se enrola na hora de escolher o modelo ideal, por isso é importante fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado antes de comprar. Mas não se preocupe, nós temos as melhores dicas e uma calculadora de ar-condicionado prontinha para te ajudar nessa escolha! Primeiro, é preciso entender que a sigla BTUs significa a Unidade Térmica Britânica em inglês. O número de BTUs de um aparelho representa a potência dele para resfriar um ambiente. Ou seja, um BTU é a quantidade de “frio” necessária para diminuir a temperatura de meio litro de água em 0,56 °C.

As diferentes opções de ar- condicionado tendem a aumentar de preços conforme a potência deles sobe. E, quanto maior for a área do local, mais BTUs será necessário para conseguir fazer a climatização do ambiente.

E um cuidado importante para economizar energia com o ar-condicionado: a utilização de aparelhos com BTUs abaixo do necessário pode causar sobrecarga, aumentar o tempo em que ele deverá ficar ligado, e por consequência, aumentar o valor conta de energia elétrica. Por isso é necessário escolher o modelo adequado, fazendo o cálculo de BTUs por metro quadrado.

Após aprender como fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado ou utilizar nossa calculadora, é só escolher o modelo desejado! Aqui na Leroy Merlin você encontra várias opções de marcas e os melhores preços. Confira algumas dicas de cada modelo:

O ar-condicionado de janela é o mais tradicional. Para fazer a instalação, é preciso um buraco na parede do cômodo em que ele irá ficar, do mesmo tamanho do eletrodoméstico. Assim, ele consegue gelar o ar do interior e expelir o ar frio para o lado de fora da casa.

Com o ar-condicionado split, não é preciso fazer buraco na parede de casa. Esse modelo é dividido em duas partes: o condensador, que fica do lado de fora da casa, e o dispersor, que será colocado dentro do ambiente a ser refrigerado. Esse modelo costuma ser um pouco mais caro, mas possui design diferenciado, além de ser um ar-condicionado mais silencioso.

ar-condicionado split inverter é uma opção mais econômica. Com a tecnologia inverter, esse tipo de aparelho permite que o acionamento do motor seja feito apenas uma vez, economizando energia elétrica. Através dos sensores térmicos, eles conseguem medir a temperatura do ambiente e deixar o motor a uma velocidade que não faça a temperatura do local aumentar. E além de amenizar o calor, esses modelos também podem ajudar a combater o frio em regiões onde a temperatura varia muito. Esse modelo mantém a climatização estável e detecta quando a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento, sendo possível economizar mais energia com um o ar-condicionado inverter.

Seja qual for o modelo desejado, dependendo do tamanho do cômodo e de outros fatores (como a incidência de sol), você pode precisar de um ar com mais ou menos BTUs.

Agora é só utilizar a nossa calculadora de ar-condicionado respondendo as questões abaixo:

1
2
3
4
5
6
7
8
9

1. Em qual região você mora ou trabalha?

2. Como é o seu imóvel?

3. Em que ambiente você irá instalar o aparelho?

4. Quais são as dimensões deste ambiente?

em Metros
em Metros

5. Neste ambiente há quantas janelas?

6. Qual o período de exposição ao sol no ambiente?

7. Que tipo de lâmpadas você utiliza no ambiente?

Fluorescente
Incandecente

8. Quantas pessoas utilizam este ambiente?

9. Quantos aparelhos listados abaixo possuem no local de instalação do Ar Condicionado?

.

Geladeira
Fogão
Forno Elétrico
Cafeteira
Microondas
Portáteis
Televisão
Computador