|Lojas
Compre pelo telefone (somente vendas): 4007-1380 (Capitais) - 0800-602-1380 (Demais regiões).Dicas de segurançaPrecisa de ajuda?

Maracá Indígena Etnia Tikuna Tam. P - Mod. 13

Cód. 1572165164
EAN: 7793579470697
Maracá Indígena Etnia Tikuna Tam. P - Mod. 13

Preço válido para o dia 11/01/2026, para compras realizadas exclusivamente pelo Site, Televendas ou Whatsapp (11 4007-1380). O valor do frete não está incluso. Fotos meramente ilustrativas.

Descrição

Dimensões (altura x largura x profundidade): 21 x 7 x 7 cm (variação de +/- 10% de peça a peça) Peso: 70 g Origem: Amazônia História: O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para c...
Ver descrição técnica
Item indisponível
No momento, este item não está disponível em nossos estoques
Ex: 00000-000
Não sei meu CEP

Atenção! Este produto não está disponível para entrega e por isso a calculadora de frete está desativada.

Tipo de Produto ArtesanalItem Decorativo
Tipo de Material ArtesanalCabaças
Produtor do ArtesanatoEtnia Ticuna
MarcaAruh Arte e Decor
CorMulticolorido
Altura21,00 cm
Largura7,00 cm
Profundidade7,00 cm
Comprimento22,00 cm
Peso do Produto0,07 Kg
Garantia do Fabricante3 mes(es)

Dimensões (altura x largura x profundidade): 21 x 7 x 7 cm (variação de +/- 10% de peça a peça) Peso: 70 g Origem: Amazônia

História: O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos. Consiste numa cabaça seca e oca com pequenas pedras, caroços ou sementes em seu interior, colocada na extremidade de um bastão, normalmente feito de madeira. Entre as mais diversas populações indígenas, o maracá é utilizado geralmente para marcar o ritmo do canto e da dança durante cerimônias, festividades, ritos e outras manifestações culturais e sociais.

Há etnias que acreditam que o maracá possui grande poder espiritual. Considerado um objeto nobre, é também utilizado pelos pajés em solenidades e rituais religiosos. Algumas comunidades, por exemplo, acreditam que os espíritos falam por meio dos maracás. O poder sobrenatural do artefato é devido não apenas ao som misterioso produzido pelos grãos e pedras nele contidos, mas também pelas pinturas e gravuras que enfeitam o instrumento sonoro.

Os Tikuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Tikuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras. Hoje enfrentam o desafio de garantir sua sustentabilidade econômica e ambiental, bem como qualificar as relações com a sociedade envolvente mantendo viva sua riquíssima cultura. Não por acaso, o artesanato, desenhos e pinturas desse povo ganharam repercussão internacional.

Avaliações