Os ímãs de neodímio, também conhecidos como super ímãs ou ímãs de terras raras, são os ímãs mais fortes conhecidos atualmente. São fabricados para atender a rigorosos processos de qualidade e utilizam a mais recente tecnologia do mercado.
Esses ímãs são resistentes a temperaturas de até 80 °C ou, em alguns casos, acima de 120 °C ou 150 °C. Visando aumentar a durabilidade dos ímãs de neodímio, são aplicadas três camadas de revestimento — níquel, cobre e níquel — que aumentam significativamente sua resistência à corrosão.
Todos os ímãs de neodímio são sinterizados, um processo de fabricação por meio da metalurgia do pó. Devido a esse processo, os ímãs são frágeis e sensíveis a impactos, podendo se quebrar e se tornar inutilizáveis. Por isso, é de extrema importância manuseá-los com cuidado.
Forte, compacto e versátil: essas são as características dos nossos ímãs, que são frequentemente utilizados em aplicações criativas como decoração, prototipagem, entretenimento, esculturas, experimentos, gráficas, artes, artesanato, uso doméstico, escolar, em embalagens, móveis, engenharia, fabricação, diversos setores da indústria, comércio, mineração, saúde, medicina e muitos outros.
Além disso, os ímãs de neodímio podem contribuir para a realização de ideias criativas e facilitar o dia a dia. Algumas possíveis aplicações incluem:
– Fixar porta-retratos e quadros em uma parede com tinta magnética;
– Organizar fios e cabos no escritório;
– Realizar projetos e experimentos escolares com diversos tipos de ímãs;
– Fabricar embalagens, caixas e convites em gráficas;
– Pendurar lembretes importantes em um quadro magnético;
– Prender uma tela mosquiteira com ímãs.
Na Loja do Ímã, você encontra ímãs de neodímio disponíveis em diversos formatos e medidas para atender às suas necessidades.
Informações sobre força magnética (força de tração vertical):
A força magnética de um ímã é indicada com base em condições ideais de uso. Existem diversas variáveis que podem influenciar sua performance. Por isso, é fundamental realizar testes, conhecer o ambiente e os materiais onde o ímã será utilizado, além de considerar os seguintes fatores:
– Espessura da chapa onde o ímã será fixado: quanto maior, melhor será a fixação;
– Material da superfície onde o ímã será aplicado;
– Direção da força aplicada, considerando também a força da gravidade;
– Distância entre o ímã e a chapa — qualquer elemento entre os dois reduzirá a capacidade magnética;
– Quanto maior for a área de contato do ímã, mais forte será sua fixação.