Estilo industrial vai fazer sucesso na decoração 2019

Apostar na decoração de estilo industrial é, basicamente, voltar a um passado não muito distante de Nova York (também conhecida como uma das cidades mais inspiradoras do mundo). Na década de 70, a população cresceu muito por lá e, com isso, os habitantes da Big Apple tiveram que recorrer a uma nova categoria habitacional: os lofts. Acontece que, anteriormente, esses lofts abrigavam indústrias, fábricas e galpões, ou seja: além de bem amplos e abertos, ainda tinham elementos de sua antiga função na estrutura. Por isso, as paredes de tijolos aparente, tubulações expostas e cores sóbrias se tornaram parte do dia a dia de várias famílias. Em 2019, a Leroy Merlin vai ter uma coleção inteirinha dedicada a este estilo, que pode ser aplicado em salas, quartos, cozinhas e qualquer outro cômodo da casa: vem descobrir mais sobre ele para replicar no seu cantinho!

A iluminação é uma grande parte do estilo industrial

Estilo INDUSTRIAL vai fazer sucesso na decoração 2019 e será tema de coleção na Leroy Merlin

Seja natural ou artificial, a iluminação é uma das principais marcas da decoração industrial. Para deixar a luz do sol entrar, por exemplo, o ideal é que você tenha janelas grandes e espaçosas nos cômodos. Já para suprir a necessidade da iluminação artificial, o truque é apostar em pendentes, que se destacam na tendência por terem os fios aparentes — um detalhe que combina com o resto do estilo.

Luminária de linhas finas com cúpula de vidro e acabamento em preto e dourado

Os trilhos de iluminação também combinam e são ótimos para quando se precisa de uma luz direcionada, para destacar quadros, elementos decorativos ou outros objetos. Para finalizar, aposte nas lâmpadas de filamento, que têm tudo a ver com o estilo e na iluminação amarelada, que traz conforto e aconchegos aos ambientes. Quanto aos acabamentos de pendentes e luminárias, o preto fosco, aço escovado ou bronze escovado são ótimas escolhas.

A tipografia tem um grande destaque nos elementos decorativos do estilo industrial

Estilo INDUSTRIAL vai fazer sucesso na decoração 2019 e será tema de coleção na Leroy Merlin

Para quadros, capas de almofadas, adesivos de parede e outros objetos de decoração, uma aposta certa é o tema tipográfico: as estampas podem ter números, letras, frases e palavras. Nos quadros, especificamente, também é possível dar uma chance para os mapas de metrô de grandes metrópoles, fotos de cidades em tons desaturados (como preto e branco ou sépia), letreiros de embarque (imitando os de aeroportos) e frases em tipografia não cursiva. Tudo isso dá o ar cosmopolita e urbano que é a cara da decoração industrial.

Os acabamentos em metal e madeira também marcam presença no estilo industrial

Estilo INDUSTRIAL vai fazer sucesso na decoração 2019 e será tema de coleção na Leroy Merlin

Mesmo que o estilo industrial não tenha nada a ver com o rústico, onde os elementos amadeirados são muito utilizados, a madeira pode — e deve — fazer parte dos seus ambientes. Basta que ela apareça juntinho com os metais, que acabam sempre roubando a cena. Em mesas de jantar, de centro, bancos, cadeiras e poltronas, por exemplo, é fácil encontrar elementos que misturem as duas matérias primas. Nesses casos, a madeira também serve para “quebrar” um pouco a frieza do resto do ambiente, dando um toque de sofisticação e conforto a diferentes áreas. O metal aparece, ainda, nas tubulações expostas, molduras tubulares de quadros e espelhos, cestos e prateleiras de organização, além de outros elementos decorativos.

Estilo industrial vai fazer sucesso na decoração 2019

Aposte nos revestimentos de parede e chão específicos do estilo industrial

Junto com a tendência do estilo de decoração industrial, o cimento queimado virou o queridinho de vários projetos como solução de finalização para paredes e chão. Ele pode ser alcançado na forma de textura ou com placas de revestimento cerâmico / porcelanato. O cinza, aliás, faz parte da paleta de cores mais sóbrias que é característica desse estilo e pode ser utilizado em diferentes tonalidades de acordo com o seu gosto pessoal. Além dele, você também pode usar os tijolos de concreto aparentes (sem acabamento, mesmo) em algumas áreas da sua casa. Se deixar a parede crua for demais para você, os azulejos e papéis de parede que imitam tijolinhos podem entrar na sua lista de inspirações.

Estilo INDUSTRIAL vai fazer sucesso na decoração 2019 e será tema de coleção na Leroy Merlin

No chão, você também pode usar pisos cerâmicos com o acabamento estonado e aparentemente desgastado, sempre seguindo a linha fosca/acetinada. Para quem quer ousar mais um pouco, as estruturas de metal mash podem servir como divisórias para cômodos e, como revestimento de parede, também é possível usar chapas de ferro, revestimento emborrachado ou chapas com o acabamento oxidado. E aí, conseguiu se inspirar para transformar a sua casa?