Os tipos de rodapé existentes sempre se tornam uma questão no momento de escolher qual vai ser o tipo de acabamento instalado nos cômodos de uma casa que está sendo construída ou em reforma. Eles podem ser de madeira, de plástico, de porcelanato ou de cerâmica e além de servirem para dar o acabamento do revestimento de pisos do chão, também ajudam a proteger a parte de baixo da parede de choques e danos que podem ser causados com a convivência de pessoas nos cômodos.

O rodapé de madeira é o mais tradicional dos tipos de rodapé

Entre os tipos de rodapé mais escolhidos por todo mundo, o rodapé de madeira está no primeiro lugar da lista. Esse modelo de rodapé tem o poder de deixar qualquer ambiente mais elegante e charmoso. Além disso, como os tons amadeirados são super básicos, combinam com quase todas as cores e estilos de decoração, do rústico ao sofisticado. Sua instalação pode ser feita com a ajuda de parafusos, pregos, buchas e furadeiras.

Os tipos de rodapé mais duradouros são os de cerâmica e porcelanato

Os rodapés de cerâmica e porcelanato são uma ótima opção para quem quer deixar o detalhe da parede parecido com o revestimento do chão. Os dois materiais são super resistentes, não se deterioram com facilidade e possuem um ótimo custo benefício. Enquanto o porcelanato é impermeável, a cerâmica é antimofo e é imune à proliferação de fungos. Além disso, os ambientes com rodapés de cerâmica e porcelanato ganham um toque de elegância e classe. Para fazer a aplicação deles, é preciso passar argamassa na parede, com foi feito durante o assentamento do revestimento no contra-piso.

Para ambientes úmidos, o rodapé de plástico é o melhor dos tipos de rodapé

Os rodapés costumam ser instalados apenas em ambientes secos, como salas e quartos, mas também existe uma categoria entre os tipos de rodapé que é perfeita para quem quiser apostar nesse detalhe em varandas, banheiros e cozinhas: o rodapé de plástico. Ele é feito de um material super durável que não sofre com a ação da umidade, perfeito para locais que precisam ser lavados com frequência. Além disso, o acabamento pode garantir tanta elegância quanto os outros tipos de rodapé.

O rodateto e o rodameio estão na família dos tipos de rodapé

Na seção de rodapés da Leroy Merlin você também vai encontrar modelos de rodateto e rodameio, que são versões do rodapé aplicadas na junção da parede com o teto e no meio da parede. Enquanto o rodateto é um detalhe basicamente estético, que deixa o ambiente muito mais estiloso e valoriza a decoração, o rodameio serve para dividir o cômodo em sua altura. Com ele, as duas metades de parede podem ser iguais, receber uma camada de papéis de parede ou de revestimentos internos de acordo com a decoração. Para conseguir um ambiente padronizado, é importante que estes três elementos tenham o mesmo estilo.

s