Escolhendo portas de banheiro
Ao escolher a porta de banheiro é necessário observar alguns detalhes importantes, como o tipo do material e tamanho, para que sua escolha possa trazer benefícios e melhorar a usabilidade. Até mesmo porque, ao se tratar de um ambiente úmido, a escolha deve ser bem feita. No banheiro o uso de madeira é muito comum. As portas de madeira oca fazem muito sucesso na escolha de ambientes internos. Mesmo sendo uma área molhada, a madeira pode ser utilizada como porta de banheiro de forma muito mais comum do que na cozinha, já que não é muito comum que se lave portas de banheiro. Ainda há opção de impermeabilizar a impermeabilizar a porta de banheiro, para garantir ainda mais sua durabilidade. Uma opção alternativa e interessante para otimizar o espaço do seu ambiente, sobretudo para banheiros pequenos, é a porta sanfonada. Ela resolve o problema de ambientes que não possuem espaço suficiente para abertura da porta convencional. Contudo, os materiais de produção das portas sanfonadas não são muito resistentes e não oferecem muita proteção, por isso, analise bem o seu projeto.
Escolhendo portas de cozinha
Assim com o banheiro, a cozinha é uma área que recebe muita cozinha é uma área que recebe muita umidade e, por isso, é preciso contar com portas específicas para evitar preocupações e futuros problemas. Contudo, diferente do banheiro, a limpeza das portas de cozinha são comuns, afinal, o ambiente acumula gorduras, que impregnam poeiras, etc. Por isso, não é recomendado portas de madeira para cozinha. A porta de correr pode ser uma ótima alternativa para a cozinha, principalmente para quem tem pouco espaço para abertura de porta. Seu uso também permite a instalação de uma porta mais larga e, com isso, criar uma área de acesso ainda mais ampla. No caso da porta de correr é muito importante considerar que é necessário ter um espaço de parede suficiente para permitir o seu funcionamento eficaz, garantindo que ela corra livremente.
Qual melhor material para porta?
Existem diferentes materiais de produção para as portas, seja madeira, alumínio, PVC, vidro, entre outros. Cada porta carrega consigo as características, incluindo vantagens e desvantagens, impressas pelo seu material e, por isso, você deve escolher o modelo certo para seu ambiente. As portas de madeira são resistentes, sem contar que é um material de grande beleza e elegância, podendo apresentar variados designs e acabamentos, desde os mais clássicos aos mais modernos. Se atente ao tipo de madeira, pois ele influencia diretamente em sua durabilidade e resistência. Madeira maciça é muito utilizada em portas externas onde é necessário um material mais resistente, mas que não deixe a beleza de lado. Proporciona, também, excelente conforto térmico e acústico. Outro tipo de porta de madeira é o das consideradas “ocas”, mais comuns para portas internas, como porta de quarto. As portas de alumínio são ótimas opções tanto para áreas internas quanto externas, contudo, é muito utilizada em áreas externas, como cozinhas. É muito resistente, resistindo bem a ação da corrosão e dos efeitos do sol e à água, tal como a ferrugem. Feita de material bastante durável, leve e resistente, possui manutenção muito fácil. As portas de PVC apresentam ótima qualidade e flexibilidade na criação de modelos exclusivos de acordo com a necessidade do cliente. O PVC apresenta uma série de vantagens, como simples manutenção, excelente isolamento termoacústico, não propaga chamas e não oxida, é resistente a água e maresia, apresenta facilidade na limpeza, e podem ser instaladas em qualquer etapa da obra, pois são imunes aos efeitos corrosivos do cimento e da cal. As portas de ferro podem proporcionar um efeito muito interessante e elegante nas portas de entrada, principalmente se combinada com outros elementos, como o vidro. Contudo, são pouco resistentes à água, o que aumenta as possibilidades de ferrugens. Por isso, a manutenção de uma porta desse material deve ser frequente.