Papel de Parede

Pensar na decoração de quarto é um dos momentos mais divertidos na hora de reformar a casa. O cômodo deve refletir o estilo próprio do morador, através de acessórios, enfeites, móveis e pequenos detalhes selecionados. Os papéis de parede são revestimentos diferentes, ótimos para dar uma renovada na decoração. Eles podem ser aplicados em todos os cômodos da casa, sejam eles coloridos, neutros, lisos, texturizados ou estampados. O papel de parede para quarto deve contribuir para uma atmosfera agradável e condizente com a linha decorativa proposta. Os modelos de arabesco, por exemplo, contribuem para decorações modernas e sofisticadas, podendo acompanhar grandes espelhos, quadros decorativos e cortinas lisas. O papel de parede floral também é uma excelente opção, principalmente para quem quer imprimir um estilo romântico. As flores podem ter diversos formatos, cores e agregar estilos diferentes à decoração como um todo. Já em decorações de quarto infantil, é muito comum encontrar papéis de parede tematizados, com personagens queridos pelos pequenos, e até mesmo estampas listradas ou geométricas - que são atemporais, para todos os gostos. O papel de parede é uma solução prática e moderna para decorar os ambientes, que dispensam o auxílio de tintas, pincéis, rolos, e causam menos sujeira na hora da aplicação. Os revestimentos autoadesivos são os mais práticos, visto que já vêm com uma cola própria. Basta prensá-los bem contra a superfície, de preferência com a ajuda de espátulas, para garantir que não fique nenhuma bolha ou defeito. O quarto é um dos ambientes em que mais se pode ter liberdade na hora de decorar. Por isso você pode estudar os diversos modelos de papel de parede, em seus diferentes tipos e estampas, para escolher aquele que melhor combine com os outros elementos do ambiente. Também é importante atentar à iluminação do cômodo, para que a incidência de luz solar seja favorável à parede em que o revestimento se encontra. Alguns modelos contam com uma capacidade refletora que fica incrível quando em contato direto com os raios solares. Cores vibrantes, como o vermelho e amarelo, aparentam aquecer o ambiente e podem inspirar ainda mais luminosidade e personalidade à decoração - determinante para o astral do cômodo. Os papéis de parede vinílicos são os mais resistentes e indicados para regiões de muito contato com umidades. Eles têm uma longa vida útil e podem ser inseridos em quartos pouco ou muito iluminados. Já os modelos vinilizados são a alternativa mais econômica, porém ligeiramente mais frágeis. Esses papéis de parede exigem uma manutenção cuidadosa e devem ser aplicados em lugares bem secos. Independente do tamanho do quarto ou do estilo da decoração, sempre é possível harmonizá-los com algum papel de parede. A Leroy Merlin disponibiliza diversos produtos, ideias decorativas, colas para papel de parede e projetos para que você esteja sempre inspirado na decoração de quarto. Confira!

Papel de Parede em destaque hoje

Exclusivo na Loja Online Papel de Parede TNT Pedra Marrom Rolo com 10m
R$ 349,90 cada
3x de R$ 116,63 sem juros

Conteúdos que podem te auxiliar na escolha de Papel de Parede

Vantagens do papel de parede

O papel de parede é um dos maiores curingas na decoração. Sem a necessidade de reformas ou renovação completa de móveis, ele pode dar facilmente um ar totalmente diferente ao ambiente. Além disso, o papel de parede vem disponível em diversas estampas e materiais, podendo ser aplicado em salas, quartos, banheiros e cozinhas - desde que tomados os devidos cuidados.

Tipos de papel de parede

Papel de parede não é tudo igual! As variedades são imensas e devem ser levadas em consideração quando falamos de durabilidade, preço e local da aplicação. Primeiramente temos os vinílicos, que têm esse nome graças a camada de vinil que os revestem. São de fácil limpeza e possuem alta variedade de estampas por sua popularidade. Também temos os emborrachados, cobertos por uma leve camada de EVA, que seguem a mesma recomendação de limpeza que os vinílicos: um pouco de detergente e uma escovinha. Menos conhecido, o papel de parede de TNT é feito do chamado “tecido não tecido”, e é resistente, de alta durabilidade e pode ser transposto de uma parede para outra, caso retirado com cuidado. Além disso, é impermeável e não-inflamável, podendo ser aplicado em ambientes como a cozinha e o banheiro(desde que em cima de paredes comuns e não azulejos, que devem, caso desejado, receber adesivos). O mais sofisticado da lista é o de veludo, que apesar de ter um preço mais alto, é extremamente elegante, e deve ser limpo com aspirador ou espanador de pó. O de palha também demanda uma limpeza especial, por ser confeccionado com fibras naturais. Ele é ideal para ambientes rústicos. Por último, também temos os papéis de parede em alto relevo, que feitos de uma espuma injetável, possuem texturas onduladas, geralmente desenhos.

Cuidados a serem tomados

Como dito acima, cada papel de parede tem uma particularidade em termos de limpeza, e é importante obedecê-la. Além disso, nem todos os modelos são adequados para locais litorâneos ou com alta umidade, por degradarem facilmente. Na hora de aplicar, tenha certeza de que sua parede está nivelada e bem limpa: mofo, infiltração e exposição ao sol são péssimos para o papel de parede e podem gerar problemas. Já na hora de retirar, é só ir com cuidado e sua parede não será danificada - uma excelente opção para aqueles que moram de aluguel e querem dar um up no ambiente. Ambos o processo de aplicação e retirada podem ser feitos por você mesmo - confira aqui como.

A escolha da estampa

Com tantas estampas de papel de parede disponíveis no mercado, a escolha pode ser difícil - mas os fatores a serem levados em consideração são muitos, tornando-a mais tranquila. Primeiramente, preste atenção nos seus móveis: caso eles sejam muito neutros, qualquer papel de parede pode ser aplicado, mas na presença de cores fortes, esqueça os mais elaborados. Se você é do tipo que enjoa fácil, aposte nos neutros.