*O depois da casa da família

Uma linda área externa para celebrar momentos especiais em família era um desejo antigo dos moradores deste lar, em São Paulo.A Leroy Merlin desenvolveu um projeto para transformar esse espaço em um cantinho aconchegante e cheio de personalidade.

O antes da área externa da casa

Construir a casa perfeita era o grande sonho da família Paulucci. Até que ele pudesse ser realizado, foram três anos de obras após a compra do terreno em Interlagos, na zona sul de São Paulo. O casal de comerciantes Pedro e Marilene e as filhas, Isabella e Giovanna, se mudaram para a casa nova em 2011, mas um plano nunca saiu do papel: o quintal e a decoração da área da piscina. “É uma pena, porque é o lugar onde mais ficamos reunidos, relaxando, nos divertindo e aproveitando os encontros da família. Grande parte do nosso jardim é de pedras, por exemplo, e nunca plantamos flores nos canteiros que construímos”, explica Isabella.

Com um ar aconchegante e tropical, a área externa agora se integra perfeitamente à casa. Antes, o espaço era utilizado apenas como garagem. “O projeto deu uma nova cara ao imóvel e trouxe muito verde, além de um mobiliário prático e moderno”, conta a paisagista Juliana Freitas.


Área externa cheia de charme

A área externa cheia de charme

O quintal com piscina ganhou soluções que realçam a entrada da casa.

Além das palmeiras em destaque, o projeto inclui canteiros com plantas resistentes ao calor e à incidência direta de luz solar e muitos vasos espalhados pela área externa. As cinco treliças de madeira jatobá, instaladas no muro atrás das palmeiras, podem servir de suporte para diversas espécies vegetais – desde flores a uma pequena horta de temperos e verduras. “Elementos decorativos como estes valorizam ainda mais o ambiente”, diz a paisagista.

Os muros, na cor terracota, perderam a impessoalidade e agora reforçam a sensação de aconchego. Não só a nova pintura, mas todo o planejamento da área externa da casa cativa. Os vasos trazem natureza ao ambiente ao mesmo tempo em que os móveis conferem conforto e descontração ao compor madeira, plástico e tons alegres das almofadas. Manter a mobília de madeira bonita é simples: basta aplicar verniz com um pincel uma vez ao ano.


Para aproveitar momentos especiais em família

Área externa com treliça

Além das plantas, a área externa foi replanejada para dar lugar a um espaço de convívio. Metade da antiga garagem foi coberta com mini deck e ganhou móveis em madeira Teca, que deixou o ambiente ainda mais agradável.

Elegância e conforto para receber amigos e familiares eram indispensáveis no projeto desejado pelos Paulucci, que estão sempre com a casa cheia. A paisagista Juliana levou esse desejo em conta e dividiu a garagem existente em duas partes, transformando uma delas em um deck de madeira para acomodar os novos móveis. “Criei uma área social relaxante, com mesas, espreguiçadeiras e bastante verde.”

O clima descontraído do novo cantinho ficou ainda mais evidente com a churrasqueira portátil a carvão, sobre o carrinho de churrasco de madeira Teca da Linha Tropicália, da Naterial. Compacto, o aparelho economiza espaço e pode ser facilmente transportado para outros ambientes da casa

Práticos e convidativos, os móveis se integram à área externa, trazendo funcionalidade. Entre as espreguiçadeiras de madeira Teca, está uma mesa de apoio. A mesa retangular de seis lugares traz furo central para ombrelone, e cria uma combinação descontraída com as cadeiras coloridas, os modelos dobráveis de madeira e o banco – um conjunto de móveis da Linha Tropicália, da Naterial, ideal para refeições ao ar livre. A variedade de cores e tamanhos das almofadas e futons é um elemento poderoso na decoração do espaço. Elas harmonizam com os móveis e contrastam com os tons de verde e amadeirados predominantes no ambiente. A boa notícia é que já existem tecidos resistentes à água tão belos quanto os tradicionais.