Leroy Merlin ganha em 3 categorias o Prêmio Época Reclame Aqui.

Rede foi destaque nas categorias Comércio Casa e Construção (loja física), E-commerce – Casa, móveis, decoração e construção (loja virtual) e ainda levou o prêmio especial de melhor CEO, concedido a Alain Ryckeboer

Melhor e-commerce, melhor loja e melhor CEO. A Leroy Merlin foi um dos destaques, ontem, na festa de premiação Época – Reclame Aqui 2018, no Espaço das Américas, em São Paulo. Considerado o Oscar do atendimento no Brasil o prêmio elege as melhores empresas na visão do consumidor. Aliás, são eles que votam para escolher as melhores em cada setor e nesse ano, em que concorreram 404 marcas em 99 categorias, os Clientes fizeram suas indicações de forma expressiva: foram mais de 8 milhões de votos no site. “A Leroy Merlin foi premiada pela sua atuação no quesito Loja Física (pelo 8º ano seguido), Loja Virtual (e-commerce, pelo 3º ano seguido) e, pessoalmente, fiquei também muito feliz em receber o prêmio especial de ‘CEO RA 1000’. Para nós da Leroy Merlin o Reclame Aqui é mais do que uma reclamação dentro da empresa, mas sim uma possibilidade contínua de melhorias em todos os processos para chegar a excelência no atendimento ao Cliente”, disse Alain Ryckeboer, diretor geral da rede no Brasil.

Critérios de seleção

A escolha não é fácil. Das 240 mil empresas cadastradas no Reclame Aqui só as melhores podem participar da premiação. É assim há 8 anos, quando o prêmio começou a reconhecer o bom atendimento prestado por lojas e redes de serviço. A parceria com a revista Época faz com que o Guia das Melhores Empresas para o Consumidor circule nacionalmente e consolida a importância do evento. "Para o Prêmio, são selecionadas as melhores das melhores empresas. Cada ano existem mais empresas inscritas, o que indica que a premiação fica cada vez mais fortalecida. Ano passado, foram cerca de 600 inscritas, hoje são 800 e, mesmo assim, apenas a metade conseguiu ser indicada. Está cada vez mais concorrido e essa seleção vai ficar cada vez mais acirrada", diz a diretora de Novos Negócios do Reclame Aqui, Gisele Paula.

Selo RA1000

O compromisso da Leroy Merlin com o Cliente já foi reconhecido em outro prêmio do Reclame Aqui, o RA1000, concedido em julho. A rede foi destaque no atendimento pós-venda resolvendo 91,1% dos problemas, além de responder todas das reclamações, buscando sempre soluções rápidas e práticas. Esse empenho resultou em uma média de 77,1% de pessoas que fariam negócio com a rede novamente. O diretor de Comunicação da Leroy Merlin, Paulo José, acredita que apesar de problemas não serem bons, devem ser considerados um fato. “Quando acontecem [os problemas] e chegam em níveis de RA 1000, é um reconhecimento que tratamos os Clientes como prioridade em todas as fases da operação, desde a propaganda até o pós-venda”, conclui.

Sobre a Leroy Merlin Consolidada no Brasil desde 1998, a Leroy Merlin é especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. A excelência em atendimento e variedade de produtos fazem com que a empresa seja a grande referência do mercado. Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, tapetes, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinha.

São 41 unidades espalhadas por dez estados brasileiros e o Distrito Federal, além do E-commerce, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru.

A preocupação com a sustentabilidade se reflete nos processos internos. Esforço que começa a ser reconhecido internacionalmente. Treze lojas já receberam a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental. A Certificação AQUA-HQE é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo. Criada em 2008 pelo Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos, e desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, ela visa não apenas racionalizar o uso da água e da energia elétrica nas construções, mas também promover o conforto e bem-estar da comunidade ao redor.

Por tudo isso a Leroy Merlin se destaca como uma das melhores empregadoras do mercado varejista brasileiro, figurando no ranking anual Great Place to Work Brasil, divulgado em parceria com a Revista Época, de 2013 a 2018. Ficou em 17º lugar na lista das melhores em 2018.