O que é o Bricolab da Leroy Merlin

Leroy Merlin inaugura o Bricolab, um espaço para inovação tecnológica e compartilhamento de conhecimento com o apoio da Fundação Arduino

Logo Bricolab

Inspirado no conceito de Fab Lab (Laboratório de Fabricação ou Fabrication Laboratory, em inglês) que existem ao redor do mundo, a Leroy Merlin deu mais um passo para o futuro, criando o Bricolab. O Bricolab é uma oficina de bricolagem dentro da Loja da Leroy Merlin em que o Cliente poderá libertar seu lado inovador. O espaço terá ferramentas elétricas, equipamentos eletrônicos para automatização e conectividade, como Arduino, impressoras 3D, fresadora CNC e outras máquinas.

Bricolab Leroy Merlin

A abertura do primeiro Bricolab está prevista para dia 16 e 17 de julho na Loja de Interlagos (São Paulo - SP) com um hackathon de makers que terão o objetivo de criar um protótipo que ajuda na economia de água. Saiba mais.

Fab Lab: aprender na prática

Sem lousa ou prova: o que está valendo em um Fab Lab é a vontade de inovar e colocar a mão na massa. Aprender na teoria para depois aplicar pode ser um método ineficaz para algumas pessoas. Para outras, um espaço acolhedor que ensina a teoria ao executar pode ser bem mais assertivo. E esse é o trabalho de uma Fab Lab, um espaço que personaliza a cultura maker, o famoso, Faça Você Mesmo.

Bricolab Leroy Merlin

E o que é um Fab Lab?

O Fab Lab (Laboratório de Fabricação ou Fabrication Laboratory, em inglês) é um espaço em que acadêmicos, profissionais do ramo tecnológico ou pessoas comuns podem participar gratuitamente usando máquinas, compartilhando conhecimento e construindo tecnologias que podem mudar comunidades e até sociedades. A soma é simples: makers (quem coloca a mão na massa) + máquinas disponíveis + co-espaço.

Democratização da tecnologia

Explorar profundamente antigos conceitos e descobrir novos em poucas horas, ter insights e realizar a fabricação digital, são os primeiros passos para a popularização da tecnologia. E essa é a intenção do conceito de Laboratório de Fabricação. O espaço de co-working procura trabalho com são iniciativas de cunho social que buscam pela inovação. O modelo começou na universidade MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, e hoje em dia já está presente em mais de 60 países ao redor do mundo.

Leia também