Leroy Merlin é uma das Melhores Empresas para Trabalhar em 2016

GPTW

Pelo quarto ano consecutivo a rede é destaque no ranking nacional do Great Place to Work Brasil

Pela quarta vez, nos seus 18 anos de Brasil, a Leroy Merlin foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Great Place to Work Brasil, em parceria com a revista Época, no último dia 15 de agosto, em cerimônia realizada no Espaço das Américas, em São Paulo.

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus clientes e os mais de 9.000 colaboradores. E a cada ano se consolida como a principal empresa de varejo de material de construção do país, resultados dos modelos de negócio e de gestão de pessoas realizados e aperfeiçoados ano a ano. Como filosofia de trabalho a multiespecialista do lar coloca o ser humano no centro da empresa e motiva seus profissionais a capacitarem-se continuamente, serem donos do negócio e empreendedores e buscarem cada dia mais o crescimento profissional e pessoal, assim como a Leroy Merlin.

Great Place to Work 2016

Na edição 2016 da pesquisa, que elege as “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil”, a Leroy Merlin aparece ranqueada na posição 42ª na categoria das 80 maiores empresas, subindo 3 posições em comparação ao ranking do ano passado. Para chegar ao resultado, a pesquisa teve como base duas avaliações que seguem a mesma metodologia usada em mais de 45 países onde é aplicada.

Um dos pontos de destaque para que a Leroy Merlin seja uma empresa admirada em seu mercado e reconhecida pelos seus colaboradores e parceiros é a sua cultura organizacional, chamada de Partilha, que trabalha com o conceito de que a melhor forma de garantir a sustentabilidade do negócio é ter uma equipe que quer e busca o sucesso, que se desenvolve e compartilha seu conhecimento, com poder de realização e autonomia e que partilhem o os resultados.

A empresa não parou de desenvolver projetos e de melhorar os que ela já tinha criado. Conheça algumas das iniciativas que garantiram a Leroy Merlin a entrada no ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”.

Padrinho

Cada novo colaborador tem um responsável por receber o novo integrante e tem a missão de mostrar cada uma das seções da loja, indo da logística às áreas de apoio e, ainda, por minimizar os desafios que o novo colaborador tenha. Mais do que um tutor ele é um multiplicador, um dos responsáveis por passar nosso modo de ser e a prática da tradição oral da Leroy Merlin.

Piloto Leroy Merlin

Para os gerentes a Leroy Merlin tem um período de integração mais longo, no qual o colaborador recém-contratado recebe um book, indicando todas as áreas onde deverá passar, para garantir sua formação completa. O Piloto Leroy Merlin serve para o desenvolvimento das habilidades do cargo, para entender o negócio de forma mais completa, independentemente da função que irá ocupar depois.

Líder e Equipe 3.0

Para reforçar e ajudar os responsáveis das lojas foi desenvolvida a cartilha Líder e Equipe 3.0. Com o objetivo de desenvolver uma liderança participativa, que vive a proximidade e a comunicação. Ela é um convite a uma coconstrução de uma empresa cada vez melhor, onde os protagonistas são os líderes e as equipes que levam consigo o sentimento de “donos do negócio”.

Partilha do Saber

Nessa ação a Leroy Merlin encontrou formas de aprendizagem e ensino (formação, informação, comunicação, desenvolvimento e acompanhamento) para seus colaboradores. Desenvolvendo o Saber e o conhecimento aprofundado de todos os colaboradores sobre o negócio.

Capacitação e afins

As possibilidades de evolução pessoal, profissional e intelectual são inúmeras. Além das sinergias, dos cursos presenciais e e-learnings, que fazem parte de uma Oferta Formativa com mais de 180 opções à disposição dos colaboradores que constroem seu próprio Plano de Formação, a companhia tem parcerias com instituições de ensino, oferece incentivo educacional e lançou a primeira turma de MBA em Gestão Estratégica de Varejo.

Vida Pessoal e Reconhecimento no trabalho

O colaborador é muito valorizado dentro e fora do ambiente de trabalho. Por isso, a rede criou diferentes iniciativas. Cada unidade dispõe de uma sala de descanso, que contribui para o fortalecimento das relações interpessoais, garante o descanso e a descontração. Estes espaços têm área de jogos, canto da leitura, entre outras características e são customizados, ou seja, cada local fica com a cara e o perfil dos colaboradores da loja a que pertencem. Na maioria das vezes, o toque pessoal na decoração fica a cargo da bricolagem e do reaproveitamento de materiais. Outra forte cultura da empresa.

Prêmio de Reconhecimento de Valores

É um programa anual, em que a própria equipe indica quais são os grandes guardiões dos valores de cada loja ou unidade. Os nomes e os comportamentos escolhidos dos finalistas ficam estampados em painéis, como exemplos a serem seguidos. O efeito emocional do prêmio é tamanho que, é comum os premiados compartilharem a premiação em suas mídias sociais, o que o torna muito mais amplo do que no âmbito corporativo.

Por esses e por outros excelentes motivos que a Leroy Merlin é pela quarta vez consecutiva uma das Melhores Empresas para Trabalhar no país e tem muito orgulho de ser reconhecida por meio desta importante avaliação realizada pela Great Place to Work em conjunto com a Revista Época.

Great Place to Work

Fundado no Brasil há mais de uma década por José Tolovi Jr., o Great Place to Work é responsável pela pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar. A pesquisa é realizada com metodologia proprietária do Great Place to Work, um instituto americano cujas pesquisas são reconhecidas em mais de 45 países. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas práticas de gestão de pessoas das empresas, em nove áreas: Contratar e Receber; Inspirar; Falar; Ouvir; Agradecer; Desenvolver; Cuidar; Celebrar e Compartilhar.

Ao oferecer ferramentas de diagnóstico e subsídios para a transformação dos ambientes de trabalho das organizações, o Great Place to Work visa construir uma sociedade melhor. Além dos serviços de consultoria, a equipe do Great Place to Work acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas, realiza pesquisas de Empresas para Trabalhar, por exemplo, discute o que há de melhor em liderança e práticas de gestão de pessoas – uma oportunidade única para que as empresas tenham como referência os melhores exemplos nacionais e internacionais.

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