Confira os resultados do Hackathon de Makers: economia de água

No segundo dia do Hackathon de Makers: economia de água, os competidores tiverem que terminar os protótipos que ajudam a economizar água e apresentá-los a um júri especializado

O que foi o Hackathon de Makers: economia de água

Para comemorar a abertura do primeiro Bricolab, a Leroy Merlin promoveu o Hackathon de Makers: economia de água nos dias 16 e 17 de julho na unidade de Interlagos. O evento teve como objetivo criar um protótipo que ajuda a poupar água. O tema foi escolhido por estar ligado diretamente a um dos pilares de sustentabilidade da empresa.

Como aconteceu

Uma competição com quatro times de, no mínimo, três makers selecionados que tiveram dois dias para criar um protótipo capaz de ajudar na economia de água. A sala contou com várias ferramentas da Leroy Merlin, placas Arduino, equipamento eletrônico da Robocore, antena de longo alcance de tipo LoRaWan fornecida pela ABINC, impressora 3D da Cliever e fresadora da Delta CNC.

Veja fotos do primeiro e do segundo dia.

Resultados do primeiro Hackathon de Makers

Todos os grupos usaram a criatividade, habilidades de bricolagem e de desenvolvimento de software e conhecimentos em eletrônica para a construção do protótipo.

Ao final do segundo dia, os quatro times tiveram que apresentar detalhadamente o protótipo para o júri e outras pessoas que estavam assistindo identificando seu objetivo, funcionalidade e como foi feito seu desenvolvimento.

A banca avaliadora foi composta por Renato Kazuo Takasu, Diretor de Internet e Weber Niza, Diretor de Aprendizagem, Desenvolvimento e Gestão de Mudança, ambos da Leroy Merlin Brasil, Luis Viola, da ABINC e Paulo Lenz, fundador da RoboCore.

Os grupos foram julgados nos quesitos: relação com o tema, inovação na ideia e no processo, didática e apresentação. A nota máxima possível era 20 pontos. O grupo 4 conquistou o 1º lugar com 18 pontos, o grupo 1 ficou em 2º com 17,5 pontos, o grupo 2 chegou em 3º com 17 pontos e o 3 terminou em 4º com 15.

Saiba mais sobre cada projeto abaixo:

1º lugar

O grupo se deu o nome de Vovuínos, pois era o único da sala composto por pessoas mais velhas. Embasados em uma pesquisa da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que mostra que a máquina de lavar, o tanquinho e a torneira para máquina de lavar são os maiores consumidores de água em uma casa, eles desenvolveram o Lavuíno. Um protótipo que ajuda a reaproveitar a água da máquina de lavar roupas. Com o sistema, é possível ter uma economia de até 50% de água em cada ciclo. Veja o projeto.

Participantes: Denis Massucatto, Guilherme Borducchi, Odilon Cenamo, Miriam Cenamo e Cláudio Salles.

Reaproveitamento água da máquina

Reaproveitamento água da máquina

2º lugar

O time desenvolveu o Tann que tem o slogan “Pause your waste” (Pause seu desperdício, em tradução livre). O protótipo dá a possibilidade de pausar o fluxo de água com um simples toque na torneira. Além disso, também é possível escolher a intensidade do fluxo. Confira a apresentação completa do grupo.

Participantes: Marcelo Farias, Ivan Seidel, Samilla Thalita Macedo e Vitor Mayer.

Tann

Tann

3º lugar

Os participantes criaram o Gout, um sistema eletrônico para ser colocado na caixa d’água, informando a quantidade do líquido que está sendo usada.

Participantes: Marcos Vinicius, João Pedro, Victor Daga e Renato Rodrigues.

Gout

Gout

4º lugar

O grupo criou o Seaapp, uma rede social sustentável que terá:

-Contabilização do consumo;
-Sistema integrado de medição;
-Comparação de consumo entre amigos;
-Sistema de metas;
-Sistema de pontuação.

Com isso, os usuários do aplicativo terão noção de quanta água eles e a comunidade gastam.

Participantes: Lucas Cardoso Fontenla, Luca Ribeiro, Matheus Santana Amorim e Victor Hugo Leal

Seapp

Seapp

O que é o Bricolab

Inspirado no conceito de Fab Lab (Laboratório de Fabricação ou Fabrication Laboratory, em inglês), a Leroy Merlin criou o Bricolab, uma oficina de bricolagem dentro da Loja onde o Cliente pode libertar seu lado inovador. Saiba mais sobre o espaço. A abertura do primeiro Bricolab aconteceu nos dias 16 e 17 de julho na Leroy Merlin Interlagos com o Hackathon de Makers: economia de água.

Leia também