Revestimento de parede externa: as melhores opções para essa área da casa

Todo mundo gosta de ter um cantinho em casa para relaxar ao ar livre: pode ser um quintal, varanda ou até mesmo um jardim pequeno. Não importa o tamanho, o que é realmente essencial é ter esse contato com o lado de fora. Mas, para construir esse espaço, não dá para usar os mesmos materiais que usamos nos cômodos internos. Isso porque existem vários fatores externos - como umidade, sol e sujeiras - que não dá para evitar. Para te ajudar a criar uma área externa personalizada e sem futuros problemas, o Casa de Verdade criou uma lista com os principais materiais para revestimento de parede externa. Dá uma conferida!

1 - O porcelanato é o queridinho da decoração de exteriores

Revestimento de parede externa: as melhores opções para essa área da casa

Não é à toa que o porcelanato é o primeiro item da nossa lista: esse material é resistente, sofisticado e pode decorar tanto ambientes internos quanto externos. Ele é um tipo de revestimento cerâmico que se destaca por sua capacidade de imitar outros materiais: madeira, cimento, pedra, papel de parede, mosaicos e até mesmo azulejos e ladrilhos. Ou seja, ele pode criar diferentes efeitos e texturas na sua parede.

Para quem gosta de uma estética rústica, por exemplo, os modelos amadeirados ficam incríveis porque também combinam com o verde do jardim (fica a dica!). Essa é a solução perfeita para quem ama decorações com madeira, mas não usa o material por conta da umidade presente na área externa. Além disso, o porcelanato pode ser encontrado em diferentes acabamentos: polidos (modelos mais lisos), esmaltados (que recebem uma camada brilhante de esmalte) ou até mesmo mais ásperos. A escolha fica por sua conta!

2 - Pedras naturais deixam o ambiente mais rústico

Revestimento de parede externa: as melhores opções para essa área da casa

Você já deve ter ouvido falar que, em termos de resistência, ninguém supera as pedras e rochas naturais. E isso realmente é verdade: esse material pode ficar exposto a chuvas, ventos e sujeiras sem quebrar ou danificar. É por isso que, na maioria das vezes, ele é a principal escolha para paredes que ficam descobertas (inclusive fachadas de casa). O revestimento com pedras naturais está entre o preferidos para o design de exteriores e, realmente, dá um um impacto visual que faz a sua parede parecer outra.

3 - As pastilhas são para quem quer um ar delicado

Revestimento de parede externa: as melhores opções para essa área da casa

Se você quer dar um toque romântico e colorido à varanda, é só investir nas pastilhas como revestimento. Ao contrário dos porcelanatos (que são mais sofisticados), elas criam uma aura mais despojada que é perfeita para o espaço aberto. Com elas, você vai dar uma cara bem mais leve e divertida ao ambiente. Existem opções multicoloridas, feitas de vidro ou cerâmica: por isso, também são muito fáceis de limpar. Mas vale lembrar que elas não são tão resistentes quanto as pedras, então o mais indicado é usá-las apenas em paredes de varandas e outras áreas cobertas. E uma dica final: para não errar na escolha da cor, não se esqueça de reparar nos outros objetos de decoração. Assim, você escolhe uma pastilha que não destoa do resto. ;)

4 - Faça um mosaico para criar um visual fora do comum

Revestimento de parede externa: as melhores opções para essa área da casa

Se você já visitou igrejas e monumentos históricos, com certeza já viu tetos e paredes decorados com mosaicos coloridos. Isso porque, através de pequenas pecinhas cerâmicas, os artistas conseguem criar uma verdadeira obra de arte. Mas não é só esse tipo de mosaico que você encontra por aí. É possível fazer um mosaico com pedras, vidros e até mesmo porcelanatos, sabia? Essa arte consiste na colagem de peças próximas umas das outras, criando um efeito visual incrível e harmônico. E o melhor é que esse revestimento pode ser feito com o material que você quiser. Então, que tal chamar um profissional para fazer essa arte na sua parede?