Pintar as paredes, móveis e esquadrias da casa é, sem dúvidas, a melhor forma de repaginar a decoração e - geralmente - a gente usa o mesmo tom de cor para tingir a superfície (sem fugir muito do padrão mesmo). Mas você já ouviu falar da pintura de parede degradê? Este efeito se baseia na disposição gradativa de vários tons de uma mesma cor - dando aquele efeito incrível de continuidade! Existem várias formas de fazer esse tipo de pintura: com esponjas, pistolas pulverizadoras, pano úmido e, é claro, a mais famosa delas - com as tintas spray . Para criar esse cantinho customizado, a Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade, ensinou a fazer um degradê perfeito com latas de spray. É bem mais simples do que parece, dá uma conferida:

Pintura de parede degradê: passo a passo da Paloma Cipriano de como fazer essa ideia inovadora

Você vai precisar de:

1 - Oito latas de tinta spray para madeira com cores diferentes (aqui optamos por tons que vão desde o amarelo até o roxo)

2 - Fita crepe e jornais velhos

3 - Luvas

4 - Avental

5 - Fita métrica

6 - Lixadeira ou lixa comum (caso vá pintar uma superfície de madeira)

Colocando a mão na massa...

1) Antes de tudo, o mais importante é medir o local que você irá pintar com a tinta: basta usar a fita métrica para verificar as medidas da largura e da altura. Essa etapa é muito importante, pois a quantidade de produto usado vai depender diretamente da dimensão do local. Quanto maior for a superfície, mais latas de tinta serão necessárias - é bem simples!

Obs.: Aqui, optamos por decorar uma porta de madeira, mas você também pode pintar paredes, colunas ou até mesmo um móvel - fica por sua conta! Mas lembre-se: em geral, é necessário duas latas de spray de cores diferentes para preencher 1m² (aqui, usaremos oito latas). Tendo isso em mente, dá para calcular a quantidade exata de tinta que você precisa.

2) Depois de anotar as medidas da superfície, chegou a hora de forrar toda a área que a tinta não deve preencher. Assim, você protege o espaço, evitando possíveis manchas e sujeiras. Forre o batente da porta com a fita crepe e o chão/as paredes com os jornais (se precisar, use também a fita crepe para prender o jornal e deixar tudo bem protegido).

3) Como a porta é de madeira, você não pode se esquecer de polir a superfície e retirar as possíveis farpas. A melhor maneira de fazer isso é passando a lixadeira por toda a porta: assim, você garante que ela fique bem limpa e lisinha (a tinta vai aderir melhor).

Pintura de parede degradê: passo a passo da Paloma Cipriano de como fazer essa ideia inovadora

4) Chegou a hora de colorir a porta com as tintas spray. Comece pintando uma faixa de 15 centímetros com a cor de sua escolha (aqui, nós optamos por uma paleta de cores que se estende do amarelo até o roxo - mas você pode fazer a combinação que quiser!). Se necessário, use a fita métrica e um lápis para demarcar o limite de cada tinta - assim, você não corre o risco de pintar demais com uma única cor.

Obs. 2: Na hora de lidar com as tintas, não se esqueça de vestir o avental, as luvas e colocar uma máscara de proteção para o rosto.

5) A principal dica para criar o efeito degradê é fazer uma transição espirrando a tinta para baixo. Com a lata inclinada, o produto pega de leve na superfície, sem acumular ou escorrer. Assim, a transição fica bem mais suave e discreta. Dá uma olhada em como você deve fazer:

Te ensinamos a customizar paredes com tinta spray

6) Continue pintando a superfície com as outras latas de tinta (respeitando o limite de 15 centímetros para cada cor). No final, você terá criado um degradê super personalizado! Com a paleta de cores que escolhemos, o efeito fica muito parecido com o pôr do sol - curtiu?