Pia de banheiro: descubra a altura padrão e os acessórios que você precisa para instalar a sua

A pia de banheiro é um item que, muitas vezes, não recebe muita atenção na hora de fazer uma reforma em casa. Mas sabia que existem algumas especificações que ela deve seguir na hora da instalação para garantir o seu conforto e praticidade? A altura ideal da pia é um dos fatores que precisam de atenção durante a reforma do ambiente, já que uma pia muito alta ou muito baixa pode diminuir a praticidade do uso no dia a dia. Para evitar este tipo de transtorno, confira as dicas para não errar na altura da pia no momento da troca!

Qual é a altura indicada para a pia de banheiro?

A altura ideal para a pia é calculada de forma que você não precise se curvar para baixo nem levantar os braços na hora de lavar as mãos. Por isso, o mais indicado é que ela fique entre 80 e 90 centímetros em relação ao chão. Uma pia muito alta ou muito baixa pode acabar causando problemas de saúde, principalmente na coluna, ou dores frequentes. Caso você opte por usar cubas no banheiro ao invés das pias, também é preciso que o topo da cuba fique a 80-90 centímetros do chão. Ou seja: para quem opta por cubas de embutir, essa deve ser a altura da bancada. Já para as cubas de apoio, a bancada deve ser um pouco mais baixa.

Pia de banheiro: descubra a altura padrão e os acessórios que você precisa para instalar a sua

Quais são os acessórios necessários para instalar sua pia?

Não é difícil instalar a sua pia de banheiro, mas é preciso se certificar de que você tem todos os acessórios que serão necessários antes de iniciar o serviço. Além, é claro, das ferramentas, como furadeira, martelo e chave de lavatório. Depois de escolher a pia mais adequada para o seu banheiro - elas podem ter tamanho, formato e materiais bem variados -, é fundamental adquirir os acessórios complementares. Isso inclui o sifão, que pode ser rígido ou articulado, a torneira - com seus diversos modelos - e a válvula para a pia. Além disso, é importante usar silicone para vedação, para garantir que a água não vaze por nenhuma saída.

Pia de banheiro: descubra a altura padrão e os acessórios que você precisa para instalar a sua

E se você preferir utilizar cubas no seu banheiro?

Embora existam modelos de pia bastante variados, ela não é a única solução para a sua casa. Você pode optar, também, por uma grande diversidade de cubas. Elas possuem quatro tipos diferentes e, diferentemente das pias, devem ser instaladas sobre uma bancada. O tipo de cuba mais comum é o de embutir, por ser um modelo bem clássico e fácil de instalar e combinar com a decoração. Mas se você busca versões mais modernas e bonitas, existem também as cubas de sobrepor, de apoio e de semi-encaixe. Com tantas opções diferentes, fica fácil montar um banheiro lindo e com a sua cara!