Persianas verticais x persianas horizontais: qual a diferença e em quais casos cada uma fica melhor

Escolher entre persianas verticais e persianas horizontais pode formar um grande ponto de interrogação na nossa cabeça. As vantagens de optar por esses modelos ao invés das tradicionais cortinas de pano nós conhecemos: capacidade de ajustar melhor o nível de claridade, mais praticidade, facilidade de limpeza e outras. Mas e no quesito decoração? Como devem ser escolhidas? Quais são as principais diferenças entre elas? Existem locais ideais para a instalação de cada uma? Se você também está com essas dúvidas na cabeça, então olha só essas dicas que nós preparamos para elas sumirem de uma vez!

Onde utilizar persianas horizontais?

Persianas verticais x persianas horizontais: qual a diferença e em quais casos cada uma fica melhor

Decoração de home office, escritórios comerciais e cozinhas: esses são os melhores locais para quem está pensando em investir em uma persiana horizontal. Nada impede que elas sejam aproveitadas, também, em salas e quartos, principalmente pelo tom de sofisticação que esse modelo é capaz de atribuir ao ambiente. No entanto, o ideal é que janelas de pequeno porte ganhem a preferência. Essa versão da persiana, com as trilhas posicionadas horizontalmente, é a mais convencional e ainda possui duas diversificações: as romanas e as rolôs. Ambas utilizam tecido na composição e tendem a cobrir toda a extensão da janela. O que as difere é que, quando a romana é recolhida, ela ganha uma aparência de “dobrada”, enquanto as rolôs ficam enroladas. Em ambos os casos, é utilizada uma cordinha na lateral de uma das pontas para abrir e fechar a peça.

Persianas verticais são ideais para janelas e portas grandes

Persianas verticais x persianas horizontais: qual a diferença e em quais casos cada uma fica melhor

Para a instalação em janelas bem altas ou portas as persianas verticais vão ter uma excelente performance na sua decoração e proteção contra os raios solares. Isso acontece porque se as persianas horizontais forem usadas em janelas muito grandes, no momento em que forem fechadas, o peso em excesso delas pode acabar gerando algum defeito na peça. O modelo vertical não tem esse problema justamente por possuir fechamento bilateral (quando a persiana é dividida no meio e cada parte vai para um lado) ou unilateral (quando fecha inteira para um lado só): nos dois, por maior que seja a peça, ela não vai pesar demais.

Saiba mais sobre como manter a limpeza das persianas

As persianas fazem parte da decoração da sua casa e, como todos esses tipos de elementos, devem ter seu estado bem conservado, não apenas pelo aspecto visual, mas para garantir a vida útil de suas cortinas. Elas podem ser limpas, no dia a dia, com um espanador ou aspirador de pó de bocal pequeno em forma de "T" (sempre com as lâminas fechadas). Caso prefira uma limpeza mais profunda, use um pano umedecido com sabão neutro para passar suavemente entre as lâminas, com cuidado para que elas não fiquem tortas. No caso das verticais, elas têm o benefício de poderem ser retiradas para a lavagem: remova com cuidado lâmina por lâmina e enrole todas juntas em uma bacia grande com água e sabão neutro. No momento da secagem, você pode usar um pano macio ou deixá-las penduradas diretamente no trilho para que sequem naturalmente.