Pendentes, lustres e luminárias: aprenda a escolher qual é a melhor iluminação para cada cômodo da casa

Uma iluminação correta pode fazer toda a diferença. Lâmpadas bem posicionadas tornam o seu ambiente mais confortável, aconchegante e ainda aumentam a sensação de amplitude do cômodo. Fora que, quando bem utilizados, pendentes, lustres e luminárias podem ser parte essencial da decoração: alguns podem mudar completamente um local e se tornar o principal encanto do lugar. Quer saber como e quando utilizar cada um? Confira nossas dicas:

Pendentes, lustres e luminárias: aprenda a escolher qual é a melhor iluminação para cada cômodo da casa

Entenda as principais diferenças entre eles

Embora todos eles funcionem com o mesmo propósito - a iluminação - os lustres, luminárias e pendentes produzem efeitos muito diferentes no ambiente. É importante notar que, para uma luz mais direcionada, as luminárias são ideais, já lustres e pendentes produzem um efeito mais difuso. Se a sua decoração já estiver carregada, a melhor opção é a luminária: os outros dois produzem um efeito mais dramático, enquanto elas podem ser mais discretas. Cômodo sem graça? Vá de lustre: a diferença básica entre ele e o pendente é a presença de várias ramificações e esses detalhes podem dar um charme todo especial ao lugar. Provavelmente o seu lustre vai se tornar a estrela da decoração!

Existe um para cada estilo: descubra o seu

Por servirem para um propósito tão básico e estarem disponíveis em muitos modelos, os lustres, luminárias e pendentes podem combinar com qualquer tipo de decoração! Como já falamos, as luminárias vêm em modelos bem mais discretos e podem ser utilizadas para iluminar até aqueles cômodos que pecam no excesso de informação. E já foi o tempo em que os lustres eram sinônimo de estruturas super complexas e cheias de cristais: embora todo esse requinte ainda exista (e seja bem-vindo em locais como salas de jantar elegantes, por exemplo), é possível encontrar modelos mais simples e atuais. Quer modernidade para valer? Os pendentes trazem: acompanhando as últimas tendências da decoração, é frequente que eles sejam encontrados em cores vibrantes ou, por exemplo, em tons cobre ou prata. Ao contrário dos lustres, os pendentes têm apenas uma lâmpada, o que os torna bem mais discretos.

Pendentes, lustres e luminárias: aprenda a escolher qual é a melhor iluminação para cada cômodo da casa

Onde utilizar pendentes, lustres e luminárias?

Cozinhas americanas, mesas de jantar e o centro de salas são os locais ideais para colocar pendentes ou lustres. Complementos perfeitos para o design geral do cômodo, eles ficam bem encaixados nesses locais. No quarto, vá com os pendentes ou luminárias: os lustres são excessivos, tanto no quesito estético quanto na iluminação que, em excesso, pode prejudicar o sono. Os locais de estudo e trabalho, como o escritório, exigem uma luz mais direcionada: para isso, use uma luminária de mesa ou de parede, posicionando-a estrategicamente próxima à mesa. No quarto dos pequenos, a decoração pode ser complementada com pendentes divertidos, geralmente com desenhos de personagens.

E não é só o cômodo que importa na hora de fazer uma boa escolha. O estilo minimalista, um dos queridinhos do momento, pede peças em cores neutras - seja para uma luminária, um pendente ou um lustre. Já a decoração industrial oferece várias opções, como a luminária de tubulação à mostra ou os pendentes na cor cobre.