Os organizadores de cozinha são grandes aliados na missão nem sempre tão fácil de manter este ambiente organizado. Escolhendo e utilizando os modelos certos, você vai conseguir manter tudo permanentemente em ordem: dá para arrumar os talheres, toalhas de mesa, pratos, copos e outros itens. Para te ajudar a criar ordem no cômodo, a Karla Amadori, do canal Casa de Verdade, ensinou a fazer organizadores de cozinha super despojados e estilosos. Dá uma conferida no nosso passo a passo aqui embaixo!

Você vai precisar de:

1 - Tábua de madeira

2 - Tinta acrílica neon

3 - Fita crepe

4 - Pincel

5 - Pedaço de tecido (algodão cru)

6 - Tinta para tecido (neon). Aqui, optamos pelas cores verde, rosa e laranja

7 - Frutas (limão, laranja e maçã)

8 - Grampeador de tapeceiro

9 - Cola para tecido

10 - Sianinha de tecido para acabamento

Colocando a mão na massa…

1) Comece pintando a tábua de madeira - ela vai ser a base principal do organizador. Você deve usar um pedaço de fita crepe para delimitar a área a ser pintada, como a Karla fez para colorir apenas a parte do cabo. Com o pincel, preencha toda a região separada para isso, inclusive as laterais. Remova a fita crepe apenas quando a tinta já estiver seca.

Organizadores de cozinha: passo a passo de como fazer um modelo simples e barato usando tábuas

Obs: Você também pode usar uma luva de proteção para não se sujar com as tintas.

2) Agora é a parte mais divertida: fazer as estampas usando as frutas que separamos: limão, laranja e maçã. Elas servirão de carimbo para decorar os tecidos. Comece cortando o limão ao meio e, com o pincel, passe a tinta de tecido (de cor verde) diretamente na fruta. Depois, é só pressioná-la contra o tecido de algodão cru, criando desenhos bem originais. A principal dica é: passe uma maior quantidade de tinta nas partes da fruta que você quer destacar no tecido. Assim, os desenhos ficam mais caprichados. Você também pode carimbar o quanto quiser - o ideal é preencher todo o tecido, para ficar bem colorido. Dá uma olhada em como você deve fazer:

Organizadores de cozinha: passo a passo de como fazer um modelo simples e barato usando tábuas

3) Você deve repetir o mesmo processo usando as outras frutas. Basta cortá-las ao meio, adicionar a tinta e, então, carimbar diretamente no tecido. No caso da maçã, não se esqueça de também pintar o cabinho - assim, o desenho fica muito mais detalhado. Para carimbar a laranja, use uma tinta de mesma cor para representar bem a fruta.

4) Agora você dispõe de três pedaços de tecido carimbados - com desenhos das três frutas escolhidas. Chegou a hora de prendê-los às tábuas de madeira, para formar os bolsos em que você vai guardar os utensílios de cozinha. Comece dobrando a parte de cima do tecido para fazer uma barra e, então, cole com a cola de tecido - assim, você faz uma espécie de “bainha” bem reta.

5) Para prender o tecido na tábua, você deve posicioná-lo de modo que sobre um dedo em cada lado, para formar o bolso. Use o grampeador de tapeceiro para prender as duas laterais (pode caprichar no uso de grampos). Na hora de prender a parte de baixo, você deve criar dois pequenos vincos antes de grampear. Dá só uma olhada:

Organizadores de cozinha: passo a passo de como fazer um modelo simples e barato usando tábuas

6) O trabalho já está chegando ao fim, você só precisa dar o acabamento com as sianinhas de tecido. Você deve fixá-las por toda a volta - com a ajuda da cola de tecido - escondendo todos os grampos.

Organizadores de cozinha: passo a passo de como fazer um modelo simples e barato usando tábuas

Prontinho! Agora você tem um organizador super criativo e personalizado: dá para armazenar as colheres de pau, talheres e outros utensílios de cozinha. O que achou?