Jardim de inverno pequeno: como fazer uma área verde em espaços reduzidos

Seja na varanda, na sala ou mesmo na cozinha, é super comum encontrar plantas integradas à decoração da casa, trazendo um pouquinho de verde para o ambiente interno. Mas sabia que os vasinhos espalhados pelos cômodos não são a única forma de fazer isso? Você também pode construir um jardim de inverno: além de lindos e coloridos, eles criam um cantinho definitivo para a natureza em casa e ajudam a relaxar. Para ter o seu, nem é preciso ter uma mansão ou algo assim: basta saber aproveitar os espacinhos da casa e escolher plantas que se adaptam bem em ambientes internos.

Dê uma nova função para os espaços que não costumam ser utilizados

Se a sua casa ou apartamento não é muito espaçoso, isso não impede que você cultive um lindo jardim de inverno. Uma boa solução é utilizar os cantinhos abandonados e transformá-los no seu recanto de natureza dentro de casa. Dá pra aproveitar o espaço embaixo da escada, aquele cantinho mais estreito na sala ou mesmo o hall de entrada. O jardim pode fazer toda a diferença e dar uma nova cara para o ambiente. Mas, se for montar seu jardim de inverno em um local com pouco sol, não se esqueça de levar isso em consideração na hora de escolher as espécies de plantas mais indicadas para você.

Jardim de inverno pequeno: como fazer uma área verde em espaços reduzidos

Que tal transformar seu jardim de inverno em um jardim vertical?

Quem disse que o seu jardim de inverno não pode ser vertical? Se o espaço é realmente um problema para você, dá para misturar duas tendências e criar um jardim de inverno vertical. Assim, você poupa bastante espaço sem abrir mão das flores e folhas dentro de casa. Você pode utilizar painéis ou caixotes para criar a estrutura e prender os vasos. Se você busca uma solução ainda mais prática, também é possível adaptar sapateiras verticais e colocar vasinhos em cada bolso. Mas optar por um jardim vertical não significa abrir mão da beleza: dá para utilizar cachepots ou vasos coloridos para trazer mais estilo para o ambiente. Outra boa ideia para quem não tem muito espaço é pendurar vasos pequenos na esquadria da janela. Assim, eles recebem bastante luz do sol e contribuem para o verde dentro de casa.

Jardim de inverno pequeno: como fazer uma área verde em espaços reduzidos

Adapte alguns itens usados em jardins de inverno para adequá-los ao seu espaço

Para dar aquele estilo bem conhecido dos jardins de inverno, é comum que algumas pessoas utilizem pedras, seixos e até mesmo fontes de água na decoração. Em ambientes compactos, é normal não ter espaço para uma decoração tão caprichada, mas você pode adaptar algumas dessas ideias para a sua casa. O seixo, por exemplo, pode ser usado nos vasos, para cobrir a terra e dar acabamento. Também é possível escolher modelos pequenos de fontes de água - que trazem todo aquele charme e barulhinho gostoso sem ocupar tanto espaço. No final, a gente tem certeza que esse projeto vai ser a área mais gostosa da casa.