Espelhos para quarto: como e onde colocar essa peça no seu espaço

Os espelhos para quarto são uma peça que pode fazer toda a diferença na decoração do ambiente. Sua função mais básica é refletir objetos e pessoas, mas ele pode ter muitas funcionalidades, como melhorar a iluminação de locais escuros e, até mesmo, criar uma sensação de que o cômodo é maior. No quarto, ele ainda tem a função de te ajudar a se arrumar, seja na hora de se vestir ou de se maquiar. Por isso, o local onde o espelho será instalado deve ser bem planejado durante o projeto. Confira algumas dicas de locais para colocar seu espelho no quarto.

Para ter um cômodo mais iluminado

Espelhos para quarto: como e onde colocar essa peça no seu espaço

Se o seu objetivo é aumentar a iluminação do quarto, é possível usar o espelho de algumas formas. Para cômodos que recebem uma boa quantidade de luz natural, você pode posicionar um espelho virado para a janela. Assim, a luz natural que entra será refletida por ele e iluminará espaços que ficavam mais escuros. Já se a luz for majoritariamente artificial, pode ser uma boa ideia instalar o espelho próximo a um abajur ou luminária. Dessa forma, a luz também será refletida, iluminando paredes que não recebem muita luz. Essa é uma ótima técnica para iluminar ambientes sem precisar instalar novas lâmpadas.

Se você gostaria de aumentar o seu quarto

Espelhos para quarto: como e onde colocar essa peça no seu espaço

Os espelhos também podem ser um excelente aliado dos quartos mais compactos. Como esse item reflete os objetos, ele pode criar a sensação de ter um cômodo até duas vezes maior se for bem posicionado. Para decidir qual é a melhor parede para instalá-lo, você pode observar o ambiente e imaginar qual parede você gostaria que não estivesse ali. Essa deve ser a parede que receberá o espelho e que vai aumentar a sensação de amplitude do quarto. E além de valorizar o cômodo, você pode usar o espelho para valorizar um objeto, sabia? Posicionando-o em frente a um vaso de flor ou item de decoração, você passa a ter a sensação de que ele foi multiplicado.

Para quem gosta de usar o espelho para se arrumar

Espelhos para quarto: como e onde colocar essa peça no seu espaço

Nesse caso, o ideal é usar um espelho na vertical, que mostre todo o reflexo de quem se observa nele. Para isso, não é necessário que ele seja muito grande, basta planejar a altura que ele estará do chão e a distância que a pessoa ficará dele. Em geral, espelhos de 1 metro de altura já são suficientes para serem usados como espelho de corpo inteiro. Para que você tenha espaço para se arrumar, é melhor instalá-lo em uma local mais amplo e que não fique na passagem.