A palha é um material natural muito versátil e usado para compor vários objetos de decoração. É possível encontrá-las em caixas, cestos, tapetes e até jogos americanos. Por ter esse aspecto artesanal, ela se torna um ponto de destaque nas decorações e traz um ar de originalidade e natureza. Mesmo com a facilidade de criar combinações, algumas pessoas ainda têm receio por acharem que ela só combina com estilos rústicos. Para te ajudar a inserir a palha para decoração, o nosso designer Paulo Biacchi separou algumas dicas de como usá-la dentro de casa!

Trabalhos artesanais com palha carregam história e cultura

O grande diferencial do uso de objetos feito com palhas naturais é que são todos trabalhos de artesanato. Ao levar a peça para casa, você está carregando também um pouquinho da história e do trabalho de alguém. Não podemos negar que ter esses materiais artesanais na decoração nos dão a sensação de aconchego e família. Além disso, os diferentes formatos de trama e cores refletem a cultura do lugar o qual ele é originado e é por isso que encontramos artefatos em palha natural em vários padrões: trama aberta, curta, em espiral e bicolor.

Aproveite para usar passadeiras de palha na decoração de mesas

 Como usar palha para decoração: artesanato com o material aparece de múltiplas formas nessas dicas de Paulo Biacch

Para não errar no uso da palha para decoração, um bom começo é decorar as mesas e aparadores com uma passadeira. Isso mesmo! Aquele paninho que normalmente colocamos no chão para conservar os pisos e oferecer segurança pode ser muito bem utilizado como pano de mesa. Por conta do aspecto natural da palha, ela oferece uma base neutra que garante a combinação com variadas tonalidades. Portanto, não precisa se preocupar com os estilos de móveis da casa, qualquer cor é bem-vinda com palha!

Cachepots feitos de material natural são ótimas companhias para as plantas

 Como usar palha para decoração: artesanato com o material aparece de múltiplas formas nessas dicas de Paulo Biacch

Com a tendência da urban jungle - a ideia de montar uma pequena floresta dentro de casa - ganhando as casas e os nossos corações, cresceu a preocupação com qual vaso usar. Já que agora essas pequenas hortas e florestinhas ficam em casa, elas precisam dialogar com a nossa decoração também! É aí que a palha entra para fazer um ótimo serviço: os cachepots de palha, justamente por serem naturais, tem tudo a ver com as plantas. Eles são funcionais e ótimos artigos decorativos, dão aquele ar bem de orgânico e espontâneo. Só é preciso ter um pouco de cuidado na hora de regar porque eles podem apodrecer.

Palha para decoração em qualquer estilo

 Como usar palha para decoração: artesanato com o material aparece de múltiplas formas nessas dicas de Paulo Biacch

Para fazer uma decoração com palha não é preciso mudar toda a sua mobília ou ser adepto somente ao estilo rústico. Esse é um material que está presente em várias peças, desde a tapeçaria até caixas e cestos. A enorme gama de opções, tanto em peças quanto em cores e formatos, faz com que seja bem fácil criar combinações com o mostruário que já temos em casa. Comece por pequenos objetos em pontos centrais da sua decoração, assim você consegue valorizar o aspecto natural sem pesar ou transformar o ambiente.