Você pode personalizar as suas peças de MDF com uma série de técnicas diferentes e a decoupage com guardanapo é, certamente, uma das mais populares delas. Uma das razões para ela fazer tanto sucesso pode ser a facilidade do passo a passo: a Karla Amadori topou o desafio de ensinar em menos de três minutos no canal Casa de Verdade — e não é que ela conseguiu? Vem cá dar uma olhada!

A lista de produtos necessários para a decoupage com guardanapo em MDF é bem pequena

Outro ponto positivo de apostar na decoupage com guardanapo para deixar suas peças de MDF com a cara nova é a lista de materiais necessários, que é bem curta e simples de conseguir. No vídeo, a Karla usou letras de MDF para ensinar o passo a passo, mas você pode reproduzir a técnica com qualquer tipo de peça, ok?

1) Letras em MDF;
2) Cola branca;
3) Pincel médio;
4) Lixa para madeira;
5) Tinta spray branca;
6) Guardanapo para decoupage na sua preferência;
7) Tesoura.

Confira o passo a passo da decoupage com guardanapo

Decoupage com guardanapo: como fazer passo a passo com as dicas da Karla Amadori

A primeira coisa que você vai precisar fazer é preparar a superfície de MDF com a lixa, para eliminar qualquer desnível ou irregularidade que possa influenciar no resultado final. Depois de lixar, chega o momento de selar. Para isso, aplique uma camada da tinta spray diretamente na peça. Lembre-se de retirar o excesso de poeira antes da pintura para garantir a fixação da tinta e de esperar o tempo de secagem do produto antes de continuar.

Decoupage com guardanapo: como fazer passo a passo com as dicas da Karla Amadori

Para utilizar o guardanapo, você vai precisar retirar a parte de trás dele, que é uma película de proteção. Recorte o tamanho necessário do material para cobrir a peça. Passe a cola branca no MDF, espalhe com o pincel para o produto ficar bem uniforme e depois posicione, delicadamente, o guardanapo em cima da peça.

Decoupage com guardanapo: como fazer passo a passo com as dicas da Karla Amadori

Para dar um acabamento mais lisinho, coloque um plástico para proteger a peça de MDF e passe o papel que ficava na parte de trás do guardanapo por cima para retirar qualquer bolha ou ruga que possa ter ficado no processo de colagem. Espere cerca de cinco minutos até secar bem e use a lixa para tirar as rebarbas: basta passar, delicadamente, a lixa para baixo nas extremidades da peça. Para impermeabilizar, aplique mais uma camada de cola por cima, espalhe com o pincel e espere secar.

Bônus: também dá para fazer decoupage com tecido

Decoupage com guardanapo: como fazer passo a passo com as dicas da Karla Amadori

Se você não quiser usar o guardanapo específico para isso, pode fazer a decoupage com pedaços de tecido. E não tem mistério nenhum: basta repetir o mesmo passo a passo ensinado com o papel. Só fique atento para deixar o acabamento bem feito caso vá revestir caixas como a da foto acima, ok?