Com o fim do inverno, uma mudança também acontece nas peças mais usadas do nosso guarda roupas: saem os casacos grossos, as botas pesadas e os cachecóis para voltarem as roupas mais frescas no nosso dia a dia. Mas e quando todas essas peças volumosas precisam voltar para as gavetas e não há mais espaço para elas? É isso que a personal organizer Rafa Oliveira quer resolver para você: com algumas soluções simples e práticas, a organização do seu armário ficará muito mais fácil. Ela vai te ajudar a arrumar lugar para a manta que você usava durante a noite, para os lenços de pescoço e até mesmo para os agasalhos bordados à mão. Para entender melhor onde cada peça deve ficar, é só continuar lendo!

Comece pelas peças maiores

Antes de começar a organizar as roupas de inverno, é importante que você dobre cada item. Feito isso, é provável que a pilha de peças fique muito maior do que você imaginava. Isso acontece porque as roupas de frio são mais gordinhas e, portanto, ocupam mesmo mais espaço. Para evitar que isso prejudique a funcionalidade do seu armário, uma boa opção é usar sacos a vácuo (ou vac bag) para embalar os itens maiores, como os casacos mais largos ou até mesmo mantas. É só colocar as peças dentro do saquinho, que em geral é transparente, fechar e encaixar o tubo do seu aspirador de pó no círculo indicado. Assim que estiver pronto, é só ligar o aspirador e sugar todo o ar de dentro da sacola. Quando terminar, você vai ver que os itens volumosos vão estar mais compactos. OBS: isso também vale para cobertores e mantas, basta que você adquira o saco à vácuo do tamanho dessas peças.

Roupas embaladas a vácuo

Use e abuse das caixas organizadoras

Depois de colocar os cobertores e mantas nos sacos a vácuo, organize-os em caixas de tecido na parte de cima do seu armário. Para facilitar a identificação, adicione etiquetas nas caixas com o conteúdo escrito. Dessa forma será mais simples saber onde estão seus cobertores mais quentinhos sem precisar revirar todas as gavetas do seu guarda-roupa no próximo inverno. Outra dica bem válida é usar caixas de sapato para guardar e organizar seus sapatos de frio. Prefira as que são transparentes, porque isso permite que você identifique o sapato antes de puxar a caixa para fora. Os recipientes para sapatos também costumam ter pequenos buraquinhos nas laterais das tampas, o que ajuda bastante na circulação do ar nas estações em que os eles vão continuar guardados.

Caixas transparentes de sapato

Proteja seus ternos e jaquetas do tempo

Com um protetor de TNT, você vai poder pendurar suas jaquetas no cabide sem precisar se preocupar com poeira acumulada. No caso dos casacos de couro, lembre-se de deixá-los bem limpos antes de guardar, para evitar o mau cheiro. Uma boa forma de garantir isso é passando, por toda a superfície, um pano úmido com detergente neutro, shampoo de bebê ou sabão para roupas delicadas. Espere secar completamente para evitar manchas e mofo e então pode guardar a peça.

Capas protetoras de TNT para roupas

Lã e tricô devem ficar sempre nas gavetas

Algumas roupas, como os casacos de lã e tricô, podem ficar deformados se estiverem pendurados nos cabides. Por serem peças com muitos buraquinhos, elas acabam se tornando flexíveis e podem ficar com os ombros pontudos depois de algum tempo. Procure dobrar as blusas e casacos feitos com este material e guardá-los nas gavetas como qualquer outra roupa: isso ajuda a manter a integridade da trama e ainda deixa tudo organizado. Aproveite para colocar os gorros juntinho, para não perder. Dica bônus para evitar o mofo: invista em um pacotinho de absorvente de umidade e coloque dentro da sua gaveta. Ele vai proteger as peças guardadas por muito tempo e evitar que elas fiquem com mal cheiro.

Casacos e gorros de lã na gaveta

Já os cachecóis podem ser pendurados perto dos lenços, sempre no mesmo cabide exclusivo para esses itens. Dessa forma, você evita que eles se percam e ainda mantém todos em um local super fácil de pegar. E é isso! Para manter tudo sempre organizado basta focar em soluções fáceis e práticas. Agora é só esperar pela próxima estação!

Cachecóis e lenços pendurados no cabide