Como instalar coifa de parede: tudo o que você precisa saber para começar a usar a sua

A coifa de parede para cozinha é uma grande aliada no que se trata de manter este cômodo sempre limpo. Afinal de contas, o ambiente, seus móveis e utensílios ficam constantemente expostos a fumaças, gorduras e cheiros durante o preparo dos alimentos. A coifa começa a agir, justamente, neste ponto: este eletrodoméstico é responsável por fazer a limpeza e renovação do ar, evitando que os odores fiquem impregnados. Além disso, não podemos deixar de destacar o toque elegante que ela concede à decoração, certo? Ainda assim, no momento da compra, muita gente tem dúvidas sobre como instalar coifa de parede, que é o modelo mais utilizado nas cozinhas. Por isso, o Casa de Verdade conversou com a Viviane Tavares, assessora de vendas do setor de eletrodomésticos da Leroy Merlin Barra da Tijuca. Confira abaixo as dicas sobre a instalação da coifa de parede que ela deu!

Antes de descobrir como instalar coifa de parede, você deve decidir qual função do eletrodoméstico vai querer usar

Ao contrário dos outros eletrodomésticos utilizados na cozinha, quando se trata da coifa, você pode escolher exatamente se deseja utilizá-la como depurador ou exaustor - e a função vai determinar o passo a passo de como instalar coifa de parede. "A coifa de parede como depurador é suficiente para quem faz fritura na cozinha até três vezes por semana. Instalar o produto como exaustor é ideal para quem faz fritura todos os dias", explicou a Viviane. Segundo a especialista, outro motivo que pode te levar a escolher pelo exaustor é a estrutura do ambiente: “a exaustão também é necessária em cozinhas que são fechadas, sem janelas ou basculantes, ou que ficam muito próximas da sala, para evitar que a gordura permaneça no ambiente depois de cozinhar - em uma cozinha arejada, o depurador faz o trabalho".

Descubra como instalar coifa de parede

Como instalar coifa de parede: tudo o que você precisa saber para começar a usar a sua

Depois de decidir qual é a função da coifa de parede que vai atender melhor às suas necessidades, chega a hora de descobrir como funciona o processo de instalação, que é diferente para cada uma das formas de uso. "Tanto para um quanto para outro a pessoa vai precisar fazer dois furos na parede para encaixar a coifa como se fosse um quadro na parede. Para utilizar como depurador, depois de prender, basta ligar o aparelho na tomada e ele já vai estar pronto para ser usado", disse a Viviane. Como a instalação da coifa de parede como exaustor é um pouco mais complexa, o ideal é que você conte com a ajuda de um profissional: "para utilizar a coifa como exaustor, além do encaixe na parede e da tomada, é necessário, primeiro, colocar uma tubulação de cobre na parte de cima do aparelho. Ela vai passar por um furo na parede, levando o ar quente absorvidos para o lado de fora. A instalação é finalizada com o exaustor ou renovador de ar que é colocado do lado de fora - aquela peça que parece um ventilador". Esse "ventilador" é o responsável por fazer a troca do ar quente que sai do ambiente por ar frio, retirado do lado de fora da cozinha.

Como instalar coifa de parede em superfícies de qualquer material?

As coifas podem ser fixadas em diferentes superfícies: azulejos, alvenaria, gesso e até mesmo drywall. O que vai variar, dependendo do caso, são as peças de instalação: elas devem ser adequadas ao material. De acordo com Viviane, “o mais importante é ter o parafuso e a bucha para a parede específica - aqui, por exemplo, nós disponibilizamos ferragem e bucha para drywall, gesso, parede de alvenaria, etc". Como as coifas não vêm com estas ferragens, é você quem vai precisar adquirir os parafusos e buchas certos para fazer a fixação de acordo com a parede da sua casa.

Existem vários modelos e tamanhos de coifa de parede: como escolher o certo?

Como instalar coifa de parede: tudo o que você precisa saber para começar a usar a sua

Na hora de escolher a coifa, o mais importante é analisar o seu tamanho: segundo a Viviane, o ideal é que ela seja compatível com o fogão. "Se o seu cooktop ou fogão for um modelo de 60 cm, a gente recomenda a coifa de 60 cm. Se for um de 90 cm (com 5 ou 6 bocas), a gente recomenda a coifa de 90 cm. Escolher modelos com tamanhos equivalentes é necessário para que o visual da sua cozinha fique harmônico". Mesmo assim, pode acontecer de você ter um fogão de 5 bocas (de 90 cm), mas em cima só ter espaço para uma coifa de 60 cm. Neste caso, não há problema: a capacidade de absorção da coifa é medida por metros quadrados e essa diferença não vai afetar na funcionalidade do produto.

Bônus: Qual é a diferença da coifa de parede para a coifa de ilha?

Os dois modelos de coifa são igualmente funcionais - o que varia, em essência, é o local de instalação de cada uma. Mas para conhecermos melhor o modelo de ilha, a Viviane explicou alguns detalhes importantes: “A coifa de ilha é projetada para o meio do ambiente, ficando presa no teto, com as laterais livres. O ideal é que, depois da instalação, ela fique presa com uma distância entre 75 cm e um metro do fogão. A instalação é feita da mesma forma, só que, ao invés do parafuso de sustentação e da passagem da tubulação - no caso do uso como exaustor - ficarem na parede, vão ficar no teto".

Lá vai uma dica final da Viviane para quem quer adquirir a coifa perfeita: “Na Leroy Merlin, nós trabalhamos com vários tipos de marcas e a diferença entre elas é o aço: em algumas, ele é mais reforçado, em outras, mais frágil. Além disso, uns têm luz fria e outros luz de LED (que economiza mais energia). Tem também a questão da estética: as com vidro, por exemplo, são mais bonitas e elegantes. Uma boa dica é harmonizar o seu modelo com o cooktop".