Se você trabalha com marcenaria profissionalmente ou só gosta de arriscar em projetos de DIY, sabe que a graça dos produtos artesanais é, justamente, a personalização. Por isso, o que puder ser feito para que o resultado final seja o mais único possível, vale a pena. No caso de trabalhos feitos em madeira, a oportunidade de dar um toque especial à sua peça aparece com as texturas. E olha, apostar nessa técnica é muito mais simples do que parece — a Paloma Cipriano ensinou no canal Casa de Verdade como fazer, vem ver!

Descubra como fazer textura em madeira

O que torna o processo de texturizar a madeira tão simples é, justamente, o fato de que ela é um material “macio”, que pode ser transformado com facilidade. Por isso, é fácil inventar texturas em móveis utilizando uma série de ferramentas diferentes. No que se trata do passo a passo, você pode aplicar a técnica de duas formas:

1# Com um martelo

Como fazer textura em madeira: aprenda passo a passo com Paloma Cipriano

A maneira mais simples de fazer textura em madeira é utilizando um martelo para bater em ferragens e ferramentas diversas que você vai usar como molde. O primeiro modelo utilizado pela Paloma foi um parafuso: basta que, segurando com um alicate, ele seja posicionado em cima da madeira. A partir daí, martele até que o formato do corpo do parafuso seja impresso na madeira. O mesmo vale para as chaves de fenda, chaves philips, barras roscadas, formões e qualquer outra ferramenta que estiver ao seu alcance.

2# Com uma furadeira

Como fazer textura em madeira: aprenda passo a passo com Paloma Cipriano

Outra forma bem prática de colocar textura em diferentes objetos de madeira é utilizando uma furadeira e brocas de vários tamanhos. Nesse caso, basta que você faça pequenos furos na superfície que vai ser texturizada sem chegar até o outro lado do pedaço de madeira. Assim, ela vai ficar com pequenos “buraquinhos” ao invés de furos completos.

Não se esqueça dos equipamentos de proteção individual

No momento de realizar qualquer projeto em DIY envolvendo ferramentas que podem trazer riscos ao seu bem estar, os equipamentos de proteção individual não podem ficar de fora. Nesse caso, é bom que você use luvas de proteção que vão aumentar a firmeza e a segurança no manejo das ferramentas. Os óculos, por sua vez, servem para que você consiga proteger os olhos de possíveis partículas de madeira que podem voar no momento da texturização do produto.