Se você já pensou em pendurar na parede uma linda ilustração, paisagem ou até mesmo um simples desenho da infância dos seus filhos, certamente já teve problemas procurando pela moldura perfeita. Isso porque a maior parte delas é vendida em tamanho padrão, o que impede que você possa encaixar aquela figura especial sem falhas. É por isso que uma moldura projetada, construída e finalizada por nós mesmos pode ser a resposta para esse impasse: com materiais específicos, como a madeira, você pode não apenas fazer um molde do seu jeitinho, como também já colocar aquela imagem que estava guardada. Tá curioso? Então é só conferir aí embaixo:

O que você vai precisar para fazer a moldura de madeira:

1) Ripas de madeira (quatro pedaços de 10 cm de largura por 1,5 cm de espessura no mínimo. O comprimento fica a seu critério, viu? No vídeo, como a moldura é retangular, esse comprimento é de 47 cm para as laterais mais curtas e de 60 cm para as mais longas).

2) Vidro de 2 mm de espessura (o ideal é ver qual será a medida do desenho ou imagem que você gostaria de pendurar na parede. No vídeo, o vidro tem 28 cm por 41 cm).

3) Tábua de MDF medindo pouco mais que o vidro (no vídeo utiliza-se um pedaço medindo 33 cm por 52 cm).

4) Régua

5) Grampo sargento

6) Serra tico tico ou arco de serra ou serra circular ou serra esquadria

7) Lixa

8) Tupia

9) Cola de madeira

10) Tinta, verniz ou stain

11) Pincel

12) Martelo e pregos

Moldura de madeira: confira o passo a passo

Como fazer uma moldura: passo a passo ensinado por Paloma Cipriano

1º passo: Para começar, se os pedaços de madeira não estiverem cortados, você vai precisar cortá-los para que possam se encaixar na moldura. Fique atento para usar ripas que tenham no mínimo 1,5 cm de espessura, porque mais tarde você vai ter que fazer o rebaixo. Na hora de cortar, utilize um grampo sargento para evitar que a ripa fuja. Você pode fazer os cortes com uma serra tico tico.

2º passo: Uma vez que você cortou as madeiras, é hora de cortar as pontas em 45º para que os pedaços consigam se encaixar. Você pode fazer esses cortes também utilizando uma serra tico tico. Caso não a tenha, pode utilizar um arco de serra ou serra esquadria ou uma serra circular. Só tome cuidado para que esses cortes sejam feitos de maneira bem retinha, ok?

3º passo: Depois que você tiver cortado as quatro madeiras, será necessário lixar cada um dos pedaços. Para isso, você pode utilizar uma lixa bem fininha, apenas para tirar as maiores farpas. Depende bastante do tipo de madeira que você escolher.

4º passo: Agora é hora de fazer o rebaixo, ou seja, o lugar que vai receber o vidro da sua moldura. Para fazer isso, você vai precisar de uma ferramenta própria para tal: a tupia. Mas faça com calma para não acabar prejudicando seu material, tudo bem? Depois que terminar, você pode passar a lixa novamente para dar aquele acabamento bem bonito!

Como fazer uma moldura: passo a passo ensinado por Paloma Cipriano

5º passo: Chegou o momento de colar. Passe cola nas extremidades que você cortou a 45º graus e pressione. Para evitar que as ripas saiam do lugar, você pode contar com a ajuda do grampo sargento novamente. O ideal é esperar 24 horas para ter certeza de que está tudo certo e a cola secou.

6º passo: Depois de tirar os grampos, você pode pintar sua madeira da cor que achar mais bonita. Se preferir, pode apenas passar stain ou verniz para realçar as veias do material.

7º passo: Depois que a tinta secar, é hora de encaixar aquele vidro de 2 mm de espessura no rebaixo. Atrás dele, coloque a imagem ou a figura que você gostaria de emoldurar e cubra com um pedaço de MDF bem fininho.

8º passo: Para prender a estrutura na madeira, você pode martelar pregos bem pequenos no verso do MDF. Utilize um martelo e preste atenção para não se machucar ou rachar o vidro.

Como fazer uma moldura: passo a passo ensinado por Paloma Cipriano

Está pronto: agora você tem uma peça exclusiva para complementar a decoração das suas paredes!