No momento de organizar o guarda roupas, a dúvida de como dobrar camiseta do jeito certo é uma das que mais ficam na cabeça de quem não leva muito jeito para a organização. De vez em quando, as peças até ficam em ordem, mas, se não estiverem dobradas da forma correta, pode ser que isso não dure muito tempo. Para dar uma mãozinha nessa hora, a Rafa Oliveira ensinou no canal Casa de Verdade como dobrar camisetas e ainda deu uns truques sobre o momento de organizar cada uma delas nas gavetas.

1# Como dobrar camiseta de algodão

Como dobrar camiseta: passo a passo de como usar um dobrador de roupa e até uma revista para organizar o armário

As camisetas de algodão são as mais comuns no guarda roupas de qualquer pessoa. Básicas e confortáveis, elas ainda têm mais uma vantagem: depois de dobradas, não ficam escorregadias, com a probabilidade de se desfazer a qualquer momento. Para dobrar as peças com este tecido e deixar todas elas com o mesmo tamanho, a Rafa usou uma revista como molde. Dá uma olhada no passo a passo:

1) Coloque a camisa com a parte de frente virada para baixo numa superfície lisa e posicione a revista de molde bem rente à gola;
2) Dobre as laterais para dentro, na linha limite da revista (não se esqueça de dobrar, também, as mangas - para que não fiquem sobrando para os lados);
3) Depois de transformar a sua camiseta num “retângulo”, leve a barra para cima, até encostar na gola. Para finalizar, você só vai precisar retirar a revista!
OBS: se você não tiver muito espaço na prateleira, faça mais uma dobra ao meio na camiseta.

2# Como dobrar camiseta de poliéster

Como dobrar camiseta: passo a passo de como usar um dobrador de roupa e até uma revista para organizar o armário

O poliéster é um tecido muito comum em peças esportivas e camisetas de times. Bem diferente do algodão, ele acaba sendo escorregadio e, por isso, precisa de uma forma diferente de ser dobrado. Olha só:

1) Com a parte da frente da camiseta voltada para baixo, leve a barra da peça até a parte dos ombros;
2) Coloque as laterais das mangas para dentro;
3) Neste passo, você vai fazer um retângulo com a camiseta: leve uma lateral até o meio e passe a outra por cima dela;
4) Para finalizar, dobre a peça mais duas vezes, até que apenas o colarinho fique a mostra.

3# Diferentes formas de organizar as suas camisetas dobradas nas gavetas

Como dobrar camiseta: passo a passo de como usar um dobrador de roupa e até uma revista para organizar o armário

Colocar as suas camisetas dobradas em prateleiras não tem mistério: basta colocar uma em cima da outra, cuidando para que as pilhas não fiquem muito altas, correndo risco de cair. Já nas gavetas, o sistema de pilhas faz com que a visualização fique mais difícil. Por isso, a Rafa ensinou duas formas diferentes de organizar as peças (elas vão funcionar melhor com as camisas de algodão, ok?).

A primeira opção é com as camisetas em pé: dobre sua camiseta na metade e posicione a primeira delas em pé, deixando a parte da gola deitada no fundo da gaveta. Encaixe a segunda peça por cima da gola, exatamente do mesmo jeito da primeira e repita até preencher todo o espaço da gaveta.

Organizar as camisetas em cascata é ainda mais fácil: basta que você dobre as peças na metade e coloque a primeira deitada, com a gola para cima, no fundo da gaveta. Depois é só ir sobrepondo cada uma delas de forma que seja simples visualizar todas de uma vez só.

Bônus: precisa de uma mãozinha na hora de fazer a dobradura das peças no mesmo tamanho?

Como dobrar camiseta: passo a passo de como usar um dobrador de roupa e até uma revista para organizar o armário

Para quem prefere contar com a ajuda de um acessório para conseguir fazer a dobradura das camisetas de algodão, a Rafa também ensinou um truque: o dobrador de camisetas! Você encontra uma versão deles na seção de Organizadores para Closet da Leroy Merlin. Ele é, basicamente, uma chapa de plástico com dobradiças que te ajudam a deixar a camiseta no formato ideal: basta colocar a peça esticada no acessório, com a face voltada para baixo e dobrar, primeiro as laterais e, depois, a parte do meio. Pronto! Ele vai salvar a sua vida sim ou claro?