Quando se entra em uma casa bem decorada, a sensação é sempre de: 'nossa, como eu não pensei em fazer isso na minha?'. Isso porque, geralmente, essas pessoas estilizam locais comuns de uma forma diferente - do jeitinho que a gente pode fazer com uma escada, por exemplo. Hoje você vai ver algumas ideias de decorações bem simples que podem ser feitas em degraus, corrimãos e até nas paredes que ficam paralelas a elas.

Invista em uma parede de quadros ou fotos

Como decorar escadas: com plantas, fotos, pinturas e até quadros

Esse é um clássico que você já deve ter visto em algum filme americano de Sessão da Tarde. A parede cheia de quadros ou fotos da família pode ganhar uma renovada como a que acontece na foto aqui de cima. Modelos em preto e branco, com molduras minimalistas ou até mesmo sem moldura criam um espaço único que compõe perfeitamente o ambiente da escada.

Pinte, escreva ou decore cada degrau

Como decorar escadas: com plantas, fotos, pinturas e até quadros

Uma das formas mais legais de brincar com a decoração da sua escada é focar nos degraus. Você pode pintar um de cada cor, todos de uma cor só ou escolher estampas para criar uma decoração única de cima a baixo. Essa estampa pode vir com a ajuda de tinta, revestimentos cerâmicos ou até dos auto adesivos - dica boa para quem não tem muita habilidade nos trabalhos manuais e quer algo rápido.

Use um tapete ou carpete como detalhe diferencial

Como decorar escadas: com plantas, fotos, pinturas e até quadros

Um jeitinho quase imediato de mudar completamente a cara de uma escada é escolher um tapete ou carpete pra ela. O ideal é que, como na foto acima, ele tenha um tom que contraste bastante com a cor original dos degraus e que, claro, reflita a personalidade de quem está decorando a casa.

Já pensou em usar fitas de led?

Como decorar escadas: com plantas, fotos, pinturas e até quadros

Para quem tem uma casa mais moderna e minimalista, a saída para dar uma diferenciada na sua escada pode estar na iluminação. E isso não precisa ser nem um pouco complexo! As fitas de led são itens práticos e baratos que dão uma outra cara imediata quando posicionadas logo abaixo dos degraus: o efeito é incrível!

Apostar em plantas nunca tem erro

Como decorar escadas: com plantas, fotos, pinturas e até quadros

Se existe um item que tem o poder de levantar quase que automaticamente qualquer cantinho da casa, esse item é uma planta. E nas escadas não acontece diferente: para quem curte um estilo mais natural na decoração, escolher uma planta para habitar cada degrau vai ser uma delícia. Mas lembre-se: é preciso que o cômodo receba algum tipo de iluminação natural para que a maioria das plantas cresçam saudáveis.

E aí, já decidiu qual desses estilos você vai adotar em casa?