Se você gosta de bricolagem e vive fazendo reparos em casa, sabe que ter uma boa caixa de ferramentas é fundamental. Ela mantém os itens conservados e faz toda a diferença na organização da oficina de trabalho. Por isso, a Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade, ensina a fazer uma caixa de madeira exclusiva - com suporte para carregar as ferramentas para todo canto. Dá uma conferida:

Você vai precisar de:

1 - Dois pedaços de madeira de 14cm x 41cm (para montar as laterais menores)

2 - Dois pedaços de madeira de 29cm x 35cm (para as laterais maiores)

3 - Um pedaço de madeira de 45cm x 29cm (para montar a base)

4 - Uma cavilha de madeira com 2,5cm de diâmetro

5 - Serra tico-tico

6 - Grampo sargento

7 - Régua ou trena

8 - Lápis

9 - Furadeira com uma broca chata de 2,5cm (a mesma espessura da cavilha)

10 - Broca comum para madeira

11 - Parafusos para madeira

12 - Parafusadeira

13 - Serra ou serrote

14 - Cola para madeira

Colocando a mão na massa…

1) Comece separando as madeiras de 29cm x 35cm, que servirão de apoio para a cavilha. Você deve fazer dois cortes na diagonal para criar o detalhe das laterais (fica um formato semelhante ao de um telhado de casa). Você só precisa usar o lápis e a trena para medir certinho e garantir que o corte fique perfeito. No lado menor da madeira, marque dois pontos de 12 cm (medindo a partir das pontas da tábua). Já no lado maior (de 35cm de largura), faça dois pontos de 20 cm. Depois, é só usar o lápis para unir os pontos e fazer o desenho. Dá uma olhada em como fica:

Caixa de ferramentas: como fazer passo a passo uma personalizada

2) Depois de desenhar a linha de corte, chegou a hora de serrar a madeira. Aqui, você precisará do grampo sargento para prender a tábua na mesa (evitando que ela escorregue). Em seguida, é só cortar usando a serra tico-tico.

3) Agora que você possui dois pedaços de madeira cortados, chegou a hora de fazer um furo com a broca chata (para fazer um buraco circular, onde a cavilha será encaixada). Mas atenção: a broca deve ter a mesma espessura da cavilha (aqui, optamos por um modelo de 2,5cm de diâmetro). O centro do furo deve ficar 4cm abaixo do topo da madeira, por isso, use o lápis para marcar esse ponto e, depois, é só usar a furadeira para inserir a broca.

Caixa de ferramentas: como fazer passo a passo uma personalizada

4) Chegou a hora de parafusar essas laterais (de 29cm x 35cm) à base da caixa (tábua de 45cm x 29cm). Faça pré-furos com a broca comum e, logo em seguida, insira os parafusos. Serão necessários 4 parafusos - um para cada extremidade da base. Agora a sua estrutura já deve estar assim:

Caixa de ferramentas: como fazer passo a passo uma personalizada

5) Agora você deve instalar as laterais menores da caixa (madeiras de 14cm x 41cm). Comece encaixando a primeira tábua e, em seguida, parafusando-a dos dois lados. Serão necessários 4 parafusos - um para cada extremidade da madeira. Faça o mesmo procedimento com a outra lateral - assim, a caixa ficará fechadinha!

6) A caixa de ferramentas já está quase pronta! Só falta colocar a cavilha na parte de cima. Ela servirá de suporte para carregar a caixa. Use a trena para medir a distância entre as extremidades: esta distância é o tamanho exato que a cavilha deve ter. Então, use o lápis para marcar o ponto de corte da cavilha e, depois, utilize a serra ou serrote para cortar. Por fim, você deve adicionar um pouco de cola de madeira nas duas pontas da cavilha e, então, encaixá-la nos dois furos das tábuas laterais. Prontinho!

Caixa de ferramentas: como fazer passo a passo uma personalizada

Agora você tem uma caixa de ferramentas exclusiva. Você pode deixá-la em tom de madeira natural ou então adicionar verniz. O produto dá um toque brilhoso e protege a estrutura contra cupins ou umidade.