Block Print: tendência no Pinterest, técnica ajuda a criar estampas incríveis em tecidos sem gastar muito

Buscar tendências de decoração no Pinterest é a primeira coisa que qualquer pessoa faz na hora de reformar ou repaginar um ambiente. A “block printing” está fazendo sucesso entre as páginas do aplicativo nos últimos tempos — prova de que esse DIY é a opção de muita gente na hora de decorar. Para quem gosta de estampas e de colocar a mão na massa, essa técnica certamente vai ser uma salvação: já pensou como seria bom estampar as suas almofadas, mantas e cortinas em casa sem gastar muito? Dá uma olhada aqui embaixo para descobrir como você pode fazer isso!

A arte de “carimbar” diferentes pedaços de tecido do jeito que você quiser não é nada nova

Mesmo tendo virado tendência nos últimos meses, a block printing já faz parte da cultura oriental há muito tempo. Ela foi criada na China, mas ganhou visibilidade e identidade na Índia. Até hoje, muitos artesãos indianos trabalham integralmente com a estamparia tradicional, que lá é feita com carimbos de madeira. Mas não é o modelo que todo mundo conhece e você pode comprar na papelaria: lá, eles esculpem as imagens na madeira maciça e depois aplicam a tinta nela para transferir o que foi esculpido para o tecido.

Você pode fazer a block printing em casa com algumas ferramentas diferentes

Se você quiser apostar na técnica para personalizar diferentes elementos da sua casa, pode utilizar os carimbos de madeira tradicionais — esculpidos por você mesmo ou comprados prontos — ou apostar em soluções mais modernas. Em locais especializados, por exemplo, é possível encontrar carimbos prontos com diferentes relevos e que são feitos de vários materiais. Para quem tem um pouco mais de domínio manual e quer arriscar a confecção do carimbo desde o início, existe uma espuma emborrachada que serve, justamente, para isso. Você só vai precisar imprimir a palavra ou o desenho que pretende estampar, transferir para essa espuma e fazer cortes ao redor dela, deixando a estampa em alto relevo. Uma dica importante: no caso de palavras ou imagens que têm lado certo, transfira o molde espelhado para a espuma. Dessa forma, a estampa ficará certa no tecido. Depois disso, basta colocar a tinta específica para tecido com um rolo pequeno no seu carimbo e pressionar o objeto na superfície a ser estampada.

Cuide para que o ambiente com as estampas feitas em block printing seja harmônico

A facilidade da personalização é uma das principais vantagens que você tem em apostar na block printing, já que você pode escolher várias estampas e cores que gosta. Mesmo assim, é bom que você crie um padrão para que essa mistura não fique pesada no ambiente. No caso de cômodos com dimensões menores, por exemplo, é indicado utilizar as estampas em pequenos detalhes, para que elas não chamem tanta atenção e, consequentemente, deixem o local parecendo menor do que já é. No caso do mix de estampas, o ideal é deixar todas elas dentro da mesma paleta de cores para manter a padronização. Com dicas como essas, a block printing vai ser um grande sucesso na sua casa!