12 ambientes com persianas

Conheça os modelos mais utilizados em diferentes cômodos da casa e no escritório

As persianas podem tranquilamente substituir as cortinas, reinando em qualquer ambiente da casa como peças decorativas. Além disso, cumprem as funções de controlar a luminosidade, garantir a privacidade dos cômodos e evitar a entrada de poeira e insetos.

Regras impostas passam longe do uso da persiana. Para que as possibilidades sejam uma solução – e não um problema --, a Leroy Merlin separou algumas dicas para esclarecer dúvidas e apresenta composições de ambientes para você se inspirar. Dê uma olhadinha!

Sala

Em ambientes de convivência, como a sala, é possível utilizar a persiana romana, como a usada na imagem 5, para conceder uma estética mais dinâmica ao espaço. Isso acontece devido a sua estrutura: quando o cordão na lateral é puxado, a peça sobe na horizontal, criando dobras no tecido. Esse mecanismo, aliás, contribui para dar a sensação de amplitude ao ambiente. Persianas horizontais, como a da na imagem 1, permitem maior ventilação e iluminação natural, de acordo com a abertura das lâminas. A seguir, confira os projetos de salas com persianas.

Sala de jantar e estar com persiana rolô branca

Integrada à sala de jantar, a sala de estar aposta na mistura, como paredes lisa e desenhada e a utilização de cores neutras com peças em tons mais destacados (nas cadeiras e nas almofadas). Limitada ao espaço da janela, a persiana libera espaço nas laterais da parede para a colocação de quadros. O produto, aliás, compôs o ambiente de maneira discreta, permitindo que outros elementos brilhem na decoração.

Sala de estar com persiana horizontal

A persiana horizontal marrom escuro ajuda na composição rústica da sala. Contrastando com a cortina estampada e com a parede com vegetação, a peça veda por completo a entrada de luz, tornando o espaço mais intimista. A parede de madeira garante mais aconchego juntamente com o recurso de luzes menos intensas.

Sala com persiana painel

O modelo utilizado vai muito bem quando colocado em portas grandes, permitindo a entrada de muita luz. É justamente esse o objetivo na imagem, com uma persiana composta por painéis, cujo mecanismo faz com que ela deslize para os lados. Outro benefício proporcionado pela peça é o fato de ela possibilitar ampla visibilidade do jardim do lado externo. As cores sóbrias (branco, cinza, detalhes em preto e marrom claro do piso laminado) propiciam um estilo clean, corroborado pela presença de poucos elementos na decoração.

Sala ou hall com persiana horizontal

Quando semi-aberta, a persiana horizontal permite a entrada parcial de luz no cômodo, o que garante iluminação confortável. Por ser delimitada apenas ao espaço da janela, a persiana deixa livre grande parte da parede branca, o que dá mais leveza e deixa o espaço menos poluído. A cor amarela utilizada na peça e também explorada na poltrona, no quadro e na luminária ajuda a imprimir um visual vibrante ao cômodo. Para contrastar, a aposta são nos tons neutros (cinza e branco) do móvel e dos quadros.

Sala com persiana romana

A persiana romana feita de bambu na cor marrom escuro domina o ambiente e concede a ele uma estética sóbria. Aposta certa para combinar com esse modelo é o uso do aparador e do porta velas. O quadro acima do móvel em tom vibrante é o responsável por trazer mais energia à sala.

Sala com persiana horizontal preta

A persiana horizontal na cor preta rouba a cena na decoração da sala. Suas lâminas mais grossas ajudam na hora da limpeza, tornando mais fácil a remoção da poeira acumulada no ambiente. Para equilibrar a decoração do ambiente, são utilizados abajur e aparador na cor branca.

Quartos

Quem reina nos quartos são as persianas com efeito blackout que, quando necessário, bloqueiam totalmente a entrada de iluminação no cômodo.

Quarto infantil com persiana rolô

Feita de tela solar para proteger o ambiente do sol, a persiana rolô translúcida deixa o quarto da criançada mais claro. Por ser instalada sobre a bancada, a peça permite uma iluminação adequada para o cantinho de leitura e atividades dos pequenos. Esse modelo de persiana pode ser aberta ou fechada por completo ou ainda permanecer à meia altura. Graças aos tons pastel (rosa, azul, laranja claro e bege), o ambiente transmite tranquilidade.

Quarto com persiana vertical

Com lâminas revestidas de tecido, essa persiana vertical permite que seja explorada a parte inferior da parede que, nesse caso, foi bem aproveitada com o uso de um móvel organizador. A cor bege da peça e os tons claros dos móveis, do jogo de cama e da parede são um convite ao descanso.

Quarto de casal com persiana branca

Esse quarto com decoração marcante (devido ao preto da parede, da cama e dos detalhes da almofada e dos quadros) ganha mais leveza e equilíbrio com a persiana horizontal completamente branca. As luminárias pendentes garantem iluminação aconchegante sob medida para um ambiente onde relaxar é palavra de ordem.

Escritório

Antes de escolher a persiana para o escritório, é preciso analisar se a incidência do sol é direta ou indireta e, assim, decidir se é preciso adquirir modelos blackout. Em escritórios, em especial, essa análise é fundamental, pois os raios solares podem atrapalhar a visão e, consequentemente, interromper atividades. Uma das versões mais comuns encontradas nesses espaços são as persianas horizontais (como na imagem 10), que se adaptam às mais variadas decorações.

Escritório e quarto com persiana

Nesse ambiente, a ousadia prevalece no uso da persiana branca junto e em contraste com uma cortina preta. Essa mistura abre possibilidades para a composições diferentes em um mesmo espaço. Além disso, por ser branca, a peça (em conjunto com a estante) traz equilíbrio ao ambiente marcado pelas cores fortes (amarelo e vermelho) dos quadros e objetos decorativos.

Persiana em ambientes úmidos? Claro que sim!

Cômodos como cozinha e banheiro podem contar com o charme das persianas. Veja como eleger o produto e aproveite para conferir tudo sobre os modelos de persianas na seção dedicada exclusivamente a elas: https://www.leroymerlin.com.br/persianas.

Cozinha

A palavra de ordem é praticidade. Por isso, a aposta deve ser em um material fácil de limpar (como PVC, por exemplo) – algo essencial para um ambiente exposto à umidade e à gordura.

Cozinha com persiana

Por ser um ambiente de serviço, a cozinha pede claridade para a perfeita execução das tarefas. Translúcida, a persiana rolô, instalada nas duas janelas grandes, garante boa iluminação. Feito de tela solar, esse modelo controla o calor no ambiente sem esconder a visão do ambiente externo.

Banheiro

Fique com modelos que sejam resistentes à umidade, fáceis de limpar e que não acumulem sujeira. Nesse ambiente, é importante também contar com um produto que garanta a privacidade. Fique atento!

Banheiro com persiana

Instaladas nos dois vãos das janelas, as persianas possuem o tamanho exato da esquadria, deixando as partes superior e inferior da parede livres. As peças, elegantes e discretas, também são fundamentais para permitir um banho de banheira com luminosidade adequada e privacidade.

Leia também