Porque economizar água na cozinha é fundamental

Para isso, utilize produtos como arejador e regulador de pressão

Cozinha

Selecionamos alguns produtos que ajudam na economia de água na cozinha. Quer saber o melhor? Adquirindo as peças aqui, além de consumir de forma consciente, você também economiza dinheiro – uma vez que nossos preços são os mais baixos do mercado!

Arejadores

Comece pelo arejador, peça que é instalada na torneira e cuja função é misturar ar no jato, evitando o desperdício de água. Uma torneira comum utiliza de 14 a 25 litros de água por minuto. Já com arejador, consomem-se de 6 a 10 litros no mesmo tempo. No final do mês, você vai perceber a diferença na conta de água. Você pode utilizar a peça em torneiras e misturadores e deve escolher entre os modelos fixo ou articulável, versão que permite o direcionamento da água para lados diferentes.

Reguladores de vazão

Tão importante quando o arejador é o regulador de vazão. Utilizados em torneiras, esses acessórios diminuem a vazão da água, mantendo, porém, a saída em um nível confortável para os usuários. Instalados entre a torneira e a conexão das paredes, os reguladores garantem economia de até 50% – quando comparados a produtos que não possuem o acessório. Encontre na Leroy Merlin as peças de que precisa. Aqui, os modelos estão disponíveis em plástico cromado e metal, versões que permitem vazão de 8 ou de 14 litros por minutos.

Dica: se você quiser fazer economia de água no banheiro também, pode contar com o regulador de pressão, pois ele pode ser usado em duchas.

Dicas de como economizar água na cozinha

  • Encha a pia de água e deixe a louça de molho antes de iniciar a lavagem dos utensílios. Essa iniciativa reduz a utilização de água corrente durante a tarefa e elimina a gordura das peças com mais facilidade;
  • Descongele os alimentos sempre com antecedência, pois, se você pensar nisso somente no momento de cozinhá-los, pode ser preciso deixá-los embaixo da torneira para descongelá-los– o que implicará em desperdício de água;
  • Guarde os alimentos nas panelas utilizadas para cozinhar, evitando, assim, o uso de outros potes – que também precisam ser lavados posteriormente;
  • Reaproveite a água da lavagem de verduras para limpar o quintal ou dar descargas; Utilize potes e outros produtos de silicone, pois eles são facilmente limpos com um guardanapo.
Leia também