Iluminação correta ajuda a economizar energia

Troque as lâmpadas pelos modelos de LED e utilize luz natural durante o dia

Banheiro com lâmpada de led

Pensar em soluções sustentáveis que permitem a redução do consumo de energia elétrica é essencial nos dias de hoje. Utilizar luz com consciência, por exemplo, significa menor impacto ao meio ambiente, além de contas mais baratas. Então faça a sua parte e comece revendo a iluminação da sua casa, que representa de 15% a 25% do valor da conta de luz, segundo levantamento da CPFL Energia, empresa do setor energético.

Durante o dia, aproveite a iluminação natural e evite deixar as luzes acesas. Basta abrir as janelas, as cortinas e as portas dos ambientes para permitir a entrada do sol. É importante também manter as luminárias sempre limpas para garantir maior eficiência dos produtos e, consequentemente, a economia de energia elétrica com iluminação.

Outra importante iniciativa para o consumo inteligente de luz é a troca por lâmpadas de LED, que podem economizar até 85% de energia elétrica. Os modelos de LED da Lexman, marca própria, também trazem essa economia e com a qualidade Leroy Merlin. A duração desses produtos é longa: 25 mil horas, o que representa cerca de 10 anos com consumo de sete horas por dia.

Também muito eficaz, a lâmpada fluorescente consome oito vezes menos energia, se comparada à incandescente. Aqui na Leroy Merlin você encontra esses produtos por preços arrasadores. Confira e adquira essas peças que ajudam na preservação do meio ambiente.

Economize energia em todos os cômodos

  • Atente-se para a regra básica de economia: saiu do ambiente, apagou a luz;
  • Pinte as paredes com cores claras, pois elas ajudam a espalhar luz para todo o cômodo;
  • Acumule roupas para lavar e para passar, pois a máquina e o ferro são, juntos, eletrodomésticos responsáveis por até 9% da conta de luz, ou seja, consomem bastante energia. Os dados são da CPFL Energia;
  • Evite fechar e abrir a geladeira a todo momento e mantenha as borrachas que vedam a porta sempre conservada. O eletrodoméstico consome até 30% de energia mensal de uma casa.
Leia também