Como ter um banheiro sustentável em 4 passos

Em tempos de valorização do consumo consciente, evitar desperdícios em casa, investir em produtos que não prejudiquem o meio ambiente e adotar medidas sustentáveis já são maneiras eficientes de favorecer o orçamento doméstico ao mesmo tempo em que se evita impactos negativos à natureza.

Nesse cenário, uma atenção especial deve ser dada ao banheiro, que é uma das partes da casa que mais gera gastos de água e energia. Pensando nisso resolvemos listar aqui algumas dicas super valiosas para tornar esse espaço bem mais sustentável.

Bloco de vidro

1. Conte com um bom projeto de iluminação

Para economizar no dia a dia e fazer do seu banheiro um ambiente sustentável, aposte em um bom projeto de iluminação, que possibilite a economia de energia tanto de dia como à noite. Para tanto, as janelas precisam estar estrategicamente posicionadas para aproveitar ao máximo a iluminação natural. Além disso, box transparente e tijolos ou blocos de vidro tornam o ambiente ainda mais claro. Se quiser evitar desperdícios em relação às lâmpadas, vale investir na famosa iluminação de LED, que, apesar de custarem um pouco mais, a médio e longo prazos representam uma boa economia, já que consomem menos energia e duram muito mais tempo. Sua conta de luz e o meio ambiente agradecem!

Arejador

2. Diminua o desperdício de água da torneira

Um jeito barato e simples de agregar mais sustentabilidade ao seu banheiro é instalar um arejador na torneira, ou adquirir um torneira que já venha com arejador já que o acessório pode diminuir — e muito! — o consumo de água. Outra alternativa é investir em torneiras temporizadas, que, por serem automatizadas, ajudam a controlar a quantidade de água gasta a cada uso.

Lembre-se de que não basta apenas instalar o arejador. É importante também adotar medidas como desligar a torneira enquanto escova os dentes ou até mesmo usar um único copo de água para o enxágue bucal, evitando desperdícios.

Banheiro com MDF

3. Use produtos responsáveis na obra

Aumente a sustentabilidade do banheiro, investindo em materiais de construção e decoração eco-friendly. É o caso do drywall, além dos modulados em MDF. A obra com drywall economiza água, é mais rápida e deixa menos resíduos.

Válvula de duplo fluxo

4. Opte por descargas de duplo fluxo e vasos com caixa acoplada

Evite o desperdício de água no banheiro investindo em descargas com tecnologia de duplo fluxo, que permite que você libere mais ou menos água, dependendo, claro, da necessidade do momento. Outra opção é escolher vasos com caixas acopladas de duplo fluxo, que oferecem a possibilidade de usar 3 ou 6 litros de água a cada uso, nada mais nada menos.

Já que as pequenas atitudes em casa podem fazer uma enorme diferença tanto para seu bolso como para o planeta, nada de desculpas!

Leia também