Dia da árvore

Leroy Merlin celebra o Dia da Árvore e suas certificações “Carbon Free”

11 lojas da rede receberam as certificações Carbon Free, da Iniciativa Verde, que ajuda a restaurar a Mata Atlântica e compensar a emissão de gás carbono

A Leroy Merlin sempre se preocupou em oferecer serviços, produtos e atendimento de qualidade e, nos últimos anos, essa preocupação se estendeu ao desenvolvimento sustentável – atitude que engloba desde a comercialização de produtos responsáveis, lojas construídas com certificação AQUA até campanhas que incentivam a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Por isso, a marca participa do Programa Carbon Free, do Instituto Iniciativa Verde - organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar.
“Entendemos que os impactos ambientais gerados durante a construção são cada vez maiores e é por isso que buscamos, cada vez mais, tomar atitudes responsáveis para garantir que a construção e o funcionamento de nossos projetos sejam feitos de forma sustentável”, explica Eduardo Borges, Analista de Sustentabilidade da Leroy Merlin. “Assim, ajudamos na preservação do ambiente e mostramos que a sustentabilidade está ao alcance de todos.”

Iniciativa Verde

O Instituto oferece o Selo “Carbon Free” para empresas que compensam sua emissão de carbono através da Iniciativa Verde, ação da qual a Leroy Merlin faz parte desde 2010. O selo, além de atestar que o carbono equivalente (CO²e) de determinada atividade foi compensado por meio da recomposição da Mata Atlântica, mostra para a sociedade e o consumidor final que a marca está preocupada e comprometida com a preservação ambiental. As 11 lojas Leroy Merlin que receberam o selo “Carbon Free” estão em São Bernardo do Campo (SP), Tamboré (SP), Jaguaré (SP), São José do Rio Preto (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Londrina (SP), Sorocaba (SP), Taguatinga (DF), Campinas (SP) e São Leopoldo (RS).

Reflorestamento

Dentre as ações realizadas, destaca-se o plantio de 100 mil árvores, totalizando 600 mil m² de Mata Atlântica recomposta, compensando 19.019 tCO²e toneladas de gases de efeito estufa. Porém, a maior ação da rede dentro do projeto Iniciativa Verde teve início em junho de 2015 – o Restauro Florestal Carbon Free no Cantareira. Responsável pelo plantio de 21 mil árvores, a rede de home centers restaurou 125 mil m² de área florestal, cerca de 12,50 hectares no total.