Curso de Bricolagem - Cultivo de Orquídeas


Veja dicas para o cultivo de orquídeas   

As orquídeas podem ser encontradas em todas as regiões do globo, até nas mais frias. As Américas Latina e Central possuem a maior quantidade e variedade da espécie, chegando a 350 gêneros.  A maioria é epífita, que são aquelas que vemos em cima das árvores, entre os arbustos ou entre as folhas - materiais em decomposição de onde a orquídea tira seu alimento.  

Ao contrário do que muita gente pensa, a orquídea não é um parasita que rouba alimento da árvore. Elas são simbióticas, o que significa que a ela e a árvore onde está sempre trabalham em parceria.
Os orquidófilos vem obtendo diversas espécies com valor comercial por meio da concepção de híbridos dessas plantas. Uma orquídea azul, por exemplo, não existe na natureza. Ela é uma planta branca colorida com corante.  

Dicas de cultivo  

- As orquídeas nunca devem ser plantadas apenas em terra. É preciso que haja sempre um substrato (casca de pinus, vaso coquim, fibra de coco, pedra brita). Outro ponto importante é que essa planta não gosta de vaso plástico porque sua raiz está sempre andando e o plástico dificulta essa movimentação. Por isso alguns vasos de cerâmica são furados. Já os de fibra de coco são maleáveis, o que permite que sejam furados pela raiz com o tempo.  

- A condição mais conveniente em termos de iluminação é a de 50% a 70% de sombra, o que tornam árvores, estufas e varandas os locais mais apropriados.  

- Escolha uma janela ensolarada todo o dia, de preferência em face leste, que é onde nasce o sol, ou em face oeste, que é onde ele se põe.  

- A temperatura ideal é de 25 graus.  

- Evite que as folhas toquem os vidros das janelas. O calor absorvido pelo sol acaba queimando as folhas.  

- O sinal de que a orquídea está sofrendo com excesso de luz é quando suas folhas começam a ficar amareladas. E ela mostra que está sofrendo com a falta de luz quando as folhas estiverem com coloração verde escura. A cor de uma folha de orquídea saudável, portanto, é verde clara.  

- A umidade atmosférica é muito importante para a orquídea. Por isso, é recomendável que você tenha uma fonte dentro de casa ou deixe um substrato sempre umedecido.  

- Quanto à rega, deixe sempre o substrato úmido e só volte a colocar água depois que ele estiver seco.  

- Tire sempre a água que se acumula no vaso, pois o encharcamento da raiz pode fazer com que ela apodreça.  

Dicas de nutrição  

- Use NPK (composto químico formado por Nitrogênio, Fósforo e Potássio) a cada duas semanas na primavera e no verão. Suspenda a utilização no outono e no inverno.  

- Você pode também usar a adubação orgânica, por meio da torta de mamona. O pó de coco também pode ser uma boa alternativa (500 gramas diluídos em 3 litros de água.    
Leia também