Dicas de Como Fazer Coberturas em Vasos com Carol Costa

A cobertura de vasos é um passo superimportante no cuidado das plantas. É uma forração vegetal colocada sobre um solo descoberto, então, está associada à planta que estão fixadas no chão. Algumas pessoas acabam esquecendo dela ou até mesmo não conhecem, mas ela ajuda a evitar pragas, manter a umidade, deixar o vaso mais bonito, evitar a desidratação e manter os nutrientes da terra . Ou seja, é um dos principais remédios para deixar as suas plantas com uma boa saúde! E a boa notícia é que você não precisa gastar muito para construí-la e ainda evitar gastar dinheiro com remédios depois.

Quais materiais posso usar para a cobertura vegetal?

Para fazer a sua cobertura vegetal, você pode usar diferentes materiais. O importante é que eles tenham uma boa porcentagem de nutrientes e que estejam bem picadinhos, pois assim ficam melhor distribuídos e conseguem cumprir a sua função mais corretamente. Dentre as opções, estão:

  • a palha de arroz, que tem um alto valor nutritivo e serve para alimentar inclusive rebanhos;
  • o feno, que é uma mistura de gramíneas e leguminosas secas;
  • a serragem;
  • aparas de grama, que são aquelas graminhas que normalmente jogamos fora ao apararmos os gramados;
  • o bagaço de cana;

Como a cobertura vegetal ajuda no combate aos agentes naturais

O solo está exposto aos mais diferentes agentes naturais durante todo o ano. Algumas pessoas têm a visão errônea de que o sol, a chuva e o vento ajudam a preservar a saúde das plantas que ficam no solo, mas a verdade é que eles fazem justamente o contrário: como as plantas não têm folga, a incidência desses fenômenos ajuda a diminuir a fertilidade do jardim. Por exemplo, quando regamos uma planta ao meio dia, a maior parte da água é perdida por evaporação direta do solo. No momento em que isso ocorre, a água não conseguiu nem chegar ao corpo da plantinha direito. Uma forração bem feita ajuda a retardar o tempo em que o líquido é absorvido. Uma chuva forte pode deixar o solo pobre porque a água acaba levando os nutrientes para camadas mais profundas, onde a raiz não consegue chegar. A cobertura vegetal amortece o impacto da chuva e mantém a umidade do solo por mais tempo e, por consequência, a sua nutrição fica protegida.

A cobertura vegetal diminui a incidência de pragas?

Sim! É muito comum que as plantas sofram com infestação de pulgões e outras pragas nocivas. Dependendo do nível de incidência, elas podem até matar a sua plantação. Na maioria das vezes, elas ocorrem por causa de um desequilíbrio ecológico ou por excesso ou escassez de água. Os bichinhos mais comuns de jardins são os pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas e outros. Para eliminá-los, você vai precisar correr para os inseticidas artificiais ou algumas receitas naturais. Mas, com a forração ou “moche”, como os americanos gostam de chamar, você consegue evitar a incidência de pragas e não precisa gastar com os inseticidas. Isso acontece porque, como você cria uma cobertura no solo, os bichinhos acabam comendo essa palhinha e não a planta, assim você garante a proteção total do seu jardim.

Leia também