Como escolher eletroduto rígido

Eletrodutos rígidos

Os eletrodutos rígidos são um tipo de tubo para a condução da fiação elétrica de um ponto até outro tanto em áreas internas quanto externas.

Por funcionarem como uma capa protetora ao redor dos cabos, evitam que eles fiquem expostos à qualquer tipo de contato com o ambiente, como umidade ou calor excessivo. Isso irá trazer segurança para você, sua família e sua casa.

Como escolher

A primeira coisa que você tem que considerar na hora de escolher o seu eletroduto rígido é o local de instalação:

• Para áreas internas, você tem 2 opções, de acordo com o uso:

  • Se você prefere fazer uma instalação embutida – tanto em pisos como em lajes concretadas, os eletrodutos rígidos de PVC na cor preta são a melhor opção. Para manter a instalação segura, a conexão deste tipo de eletroduto deve ser feita sempre por rosca.
  • Agora, se você é ligado em tendências e prefere fazer uma instalação aparente, os eletrodutos rígidos de PVC na cor cinza são ideais. Eles também facilitam a montagem da instalação elétrica pós construção, pois não há necessidade de quebrar a parede para a passagem dos cabos.

• Já para as áreas externas você deve utilizar os eletrodutos rígidos de aço zincado, pois eles são mais resistentes às variações climáticas. Eles também são instalados de forma aparente.

Para todos os tipos de eletrodutos rígidos, é importante que você escolha o diâmetro adequado para a quantidade de cabos que vão passar por dentro dele. Se necessário, consulte as regras da ABNT e um eletricista para saber a espessura ideal para a sua casa.

Você pode precisar de:

Para a instalação do eletroduto é necessário o uso de - abraçadeiras de fixação
- curvas
- luvas
- parafusos
- buchas

Lembre-se de levar os conduletes, cabos, interruptores e tomadas.

Para cortar os tubos você poderá utilizar uma serra cegueta e uma morsa de bancada.

Para garantir a sua segurança e integridade, sugerimos o uso do óculos, luvas de proteção e calçado de borracha.

Leia também