Como escolher cantoneiras

Este vídeo foi produzido pelo colaborador, com seus próprios recursos, em uma iniciativa de compartilhar seus conhecimentos e te ajudar a fazer a compra certa.

As cantoneiras são peças rígidas ou flexíveis utilizadas para fazer o acabamento ou a transição em paredes, escadas, pisos e revestimentos.

Além disso, elas ajudam a proteger as quinas e peças de revestimento ou piso de impactos do dia-a-dia. Isso irá garantir uma maior durabilidade do seu acabamento e também garantem a sua segurança.

Faça a escolha certa

O primeiro ponto que você precisa considerar na hora de escolher a sua cantoneira é o local de instalação, ou seja, se é para parede, para piso, para transição entre a parede e piso ou se é para escada.

Existem 3 tipos de cantoneiras para paredes, que variam de acordo com o uso, sendo:

  • Para acabamento e proteção de quinas de parede em alvenaria, a cantoneira de sobrepor em L é a melhor opção e deve ser colocada após a finalização da pintura da parede.
  • Já para acabamento de quinas de paredes com revestimento, a cantoneira de embutir em meia lua é a ideal e deve ser colocada durante a instalação do revestimento.
  • Agora, se você não quer proteger a quina e sim fazer a transição entre uma peça de revestimento e outra, utilize os frisos de embutir.

Falando um pouco das cantoneiras para pisos, saiba que temos 2 possibilidades:

  • Você pode fazer a transição entre pisos de alturas diferentes usando as cantoneiras do tipo degrau arredondado de embutir.
  • Ou você pode fazer a transição de pisos com alturas iguais com as cantoneiras do tipo perfil T de embutir.

Também temos as cantoneiras de transição entre parede e piso de sobrepor que, além do acabamento, facilitam a limpeza.

Por fim, existem as cantoneiras para degraus de escada, que são frisadas e de sobrepor. Com elas, você faz o acabamento nas quinas dos degraus e ainda garante a proteção contra escorregamento.

Você também pode precisar de

A fixação das cantoneiras de sobrepor é feita com o uso de silicone ou cola de uso geral. Para facilitar, utilize um aplicador.

Já para as de embutir, a fixação é feita com argamassa e rejunte, que são aplicados com o auxílio de uma espátula de metal ou plástico.

Para ambas, você precisará de lixa, serra, trena, lápis e fita crepe.

Leia também