Ferragens e acessórios para móveis O uso de ferragens é indispensável para a construção de móveis, seja no design ou no processo de montagem. As corrediças, por exemplo, têm a função de permitir e facilitar o deslizamento ao abrir e fechar gavetas e existe uma diversidade de modelos de acordo com o tamanho e peso do seu móvel. Os fechos podem garantir a segurança e privacidade do seu gabinete, permitindo que ele só seja aberto com a chave correspondente. Se você quiser prezar pelo bom estado do seu móvel, mas também do piso da sua casa, são recomendados os calços, que evitam atritos e arranhões e são disponíveis em diferentes formatos adaptados a qualquer móvel. Assim como as ponteiras, protetores e batentes, que visam dar maior durabilidade aos produtos, evitando danificar os acabamentos da sua casa.

Ferragens para porta: porta de correr As portas de correr são uma ótima pedida quando o assunto é otimização de espaço. Também podem ter um forte apelo decorativo; em alguns ambientes as portas de correr funcionam como paredes móveis, podendo mudar a configuração da casa e tornando a decoração dinâmica. Mas, para a porta realizar seus movimentos de forma eficaz, existe uma engenharia por trás que é garantida através da utilização correta de ferragens como roldanas, trilhos e cantoneira. Na Leroy Merlin você encontra também kits de ferragens que incluem tudo o que você precisa para montar a sua porta de correr. Os trilhos, juntamente com o par de roldanas, por exemplo, farão com que a porta deslize e, para isso, é recomendável colocar no trilho um batente de plástico ou um limitador para que a porta não corra além da posição desejada.

Fechaduras As fechaduras para sua porta ou portão são peças fundamentais para proporcionar a segurança de sua família e de seus bens materiais, garantindo que a porta da sua casa esteja sempre bem fechada. Existem diversos modelos e tipos de fechaduras diferentes que, além da diferença de design, também possuem funcionamento interno diferente nos seus mecanismos. As fechaduras eletrônicas, por exemplo, tornam a chave dispensável e podem funcionar por meio de senha, cartão magnético ou biometria e reconhecimento facial nos modelos mais modernos. Esse modelo garante muita segurança principalmente se acompanhado de interfone com câmera.

As fechaduras para portas de correr tendem a ser de metal, material resistente que deve ser acoplado à lateral da porta para, quando ela for fechada, as duas partes da fechadura se encontrarem e serem trancadas com a chave. As fechaduras tubulares, mais utilizadas em escritórios, são interessantes porque a abertura para chave fica posicionada no centro da maçaneta, tornando dispensável a existência de rosetas para porta. Outro tipo de fechadura são as fechaduras para portas pivotantes, que não deixam as ferragens aparentes, já que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta. Nesse modelo é ideal usar um tipo de fechadura específica, com formato composto por um trinco rolete, característica que garante o elo entre a porta e o batente.

Ferragens para fixação Pregos, parafusos, buchas, porcas, ganchos. Essas são algumas peças de fixação essenciais e super úteis para sua obra. Os pregos, por exemplo, são usados em diferentes atividades, como para pendurar quadros na parede, montar móveis ou fazer quaisquer pequenos reparos em casa. Já os parafusos suportam mais peso do que os pregos, sendo utilizados para funções mais pesadas. O uso das buchas, que revestem o buraco em que o parafuso será instalado, é indicado para garantir melhor fixação no trabalho de alvenaria.