Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014

Uma história de liderança passada a limpo

Leroy Merlin inova no Varejo de Materiais da Construção e lança seu 1º Relatório de Sustentabilidade

Há aproximadamente sete anos, a Leroy Merlin iniciou um processo que sabia não ter mais volta: implantação dos conceitos e práticas sustentáveis em seus negócios de varejo, desde então incorporou o conceito em seu DNA. A construção desse caminho se concretiza no próximo dia 1º de julho com o lançamento do seu primeiro Relatório Bianual de Sustentabilidade, a única empresa do varejo de materiais de construção a publicar tal documento.

O termo sustentabilidade, por vezes tem uma elasticidade que não é própria da palavra e que chega a ser usada indevidamente. Esse não é o caso da Leroy Merlin que adotou como prática diária por seus colaboradores, tanto que criou um atuante Comitê, com esse nome e com o qual cria e difunde o conceito internamente. Ao mesmo tempo em que consolida o conceito consegue se manter no mercado altamente competitivo com resultados de fazer inveja àquelas empresas que ainda caminham em uma economia formal com alto impacto ambiental ou não ainda não adotaram um processo de governança.

O relatório de 2014 foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global ReportingInitiative (GRI) e compreende o período de atividades no Brasil de janeiro a dezembro. Este material mostra como a empresa desenvolveu, ao logo do ano, suas ações nos seguintes eixos prioritários: melhorar a relação com os Clientes e fornecedores, usar de forma racional a energia e outros recursos naturais e investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Uma empresa não pode se ver como única dentro de um contexto e diante disso sabe que necessita dialogar, situar e propor iniciativas que tenham como mola mestra a manutenção do negócio com baixo impacto em seu meio foi assim que a Matriz de Materialidade foi concebida, identificando as necessidades dos diversos atores que interagem com o negócio.

Todos os 7.500 colaboradores da Leroy Merlin construíram esse relatório, pois o processo de gestão de pessoas é levado em conta quando o assunto é um ambiente sustentável. Por meio do Visão 2020, programa interno que pretende enxergar como a empresa será no ano de 2020, tanto a rede quanto o corpo de seus profissionais identificaram atributos que podem ser mantido e outros que deverão fazer parte de uma companhia totalmente reformulada em cinco anos, em um processo contínuo de ouvidoria e pesquisas.

Enfim, um pouco do caminho traçado pela Leroy Merlin e de tudo que compõe hoje a empresa líder em seu segmento, está condensado no Relatório de Sustentabilidade.

Leia também