Um bom projeto de decoração e design de interiores está diretamente atrelado a um plano de iluminação. Isso porque ela é quem pode ampliar espaços e proporcionar um ambiente mais aconchegante, além de destacar a decoração. Por isso, é fundamental estudar a posição correta de cada lâmpada e aproveitar o efeito da iluminação sobre os móveis para conseguir um bom projeto de decoração.

Dicas de iluminação para os cômodos A iluminação da sala pode ser feita de diferentes tipos, seja com luz geral, indireta ou luz pontual. A luz geral de teto pode ser bem aplicada com itens decorativos como lustres, abajures ou focos de luz, depende da intenção do ambiente. A iluminação indireta em sancas espalha a luz para o teto ou paredes, agregando um ar mais sutil ao espaço. Já a luz pontual cria espaços com focos de interesse mais direcionados. Para esse tipo de iluminação, é recomendado uso de lâmpadas amarelas, pois elas trazem sensação de conforto.

Na sala de jantar, usar um lustre ou pendente acima da mesa deixa o ambiente sofisticado. Para isso, há uma diversidade de modelos e designs específicos que agregam ainda mais na decoração do ambiente. A melhor luz para os quartos geralmente é a luz quente, já que é mais repousante. Para seu quarto, colocar candeeiros de leitura ou pequenos apliques direcionáveis ao lado da cama pode tornar o ambiente mais confortável e aconchegante para suas atividades. Luminárias em cima da mesa também podem auxiliar nos seus momentos de estudo e leitura, além de ser um diferencial na sua decoração.

Para iluminação da cozinha é importante focar nos locais que exijam maior luminosidade, como as bancadas, sendo recomendado optar por uma lâmpada mais forte e, preferencialmente, branca nos locais de manuseio de alimentos. Além disso, também é necessário garantir uma iluminação geral nos locais de circulação, com uma luz mais suave e espalhada. A escolha da cor da lâmpada dessa área depende do seu ambiente. Se você tiver cozinha e sala integradas e a sua sala tiver luz amarela, é interessante criar uma continuidade na iluminação através da mesma tonalidade, pelo menos de forma parcial, para não criar um contraste, fazendo a cozinha parecer separada do restante do ambiente.

Luminária Painel LED: tecnologia econômica para você As luminárias são peças decorativas com papel imprescindível para todo e qualquer ambiente. Elas promovem a iluminação do espaço, acomodando lâmpadas bem fixadas que emitem a luz necessária para seu ambiente. A iluminação LED é uma ótima opção para casa, unindo qualidade e economia. São capazes de economizar até 85% mais energia elétrica se comparadas às outras lâmpadas convencionais. Além disso, o painel de LED ainda oferece uma iluminação direta do ambiente com foco fixo, muito vantajosa na hora de decorar. A iluminação LED com foco fixo também vai bem na iluminação de jardim, podendo ser usada em spots, que trarão mais vida e colocarão um enfoque maior na decoração da área externa.

Lâmpada incandescente X lâmpada fluorescente A lâmpada incandescente é o tipo mais comum e mais barato do mercado, emitem calor e têm menor vida útil, consumindo mais energia com menor durabilidade. Esse tipo de lâmpada já foi bastante popular nas residências, mas, com o avanço de novas tecnologias de iluminação, perdeu espaço. Gastando um pouquinho mais e investindo nas lâmpadas fluorescentes, você terá uma grande diferença na conta de luz, já que, mesmo sendo um pouco mais cara do que as outras, a lâmpada fluorescente - ou lâmpada eletrônica - é mais econômica e tem vida útil maior que as demais. Além disso, elas passam a mesma percepção de cor e brilho que as convencionais e não esquentam.