Transformação e otimização de espaço de quarto infantil

Imagine um casal e duas filhas morando emum apartamento de 59 m² com dois quartos. Normal, certo?

Agora, digamos que eles descobriram que estavam grávidos de gêmeos. Como fazer todo mundo caber e, mais importante, ficar confortável? Até parece coisa de novela, mas essa é a realidade de Soraya Chain e do marido Juan Rojas. Juntos há oito anos e pais da Julia, 7 anos, e da Manuela, 5, os dois precisavam de uma solução arquitetônica para acomodar o casal de gêmeos – Lucas e Beatriz – a partirde maio no imóvel da família, no Tatuapé,em São Paulo.

Como não havia possibilidade de construir um novo quarto, a proposta da dupla de arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP Estudio, foi inverter os ambientes: o casal saiu da suíte e as crianças entraram. Para fazer caber o berço dos bebês e abrir espaço para um trocador, foi preciso derrubar uma parede de drywall do banheiro e reconstrui-la um pouco mais à frente usando produtos da Leroy Merlin. “Optamos pelo drywall verde, próprio para áreas molhadas”, explica Patricia.

Além da ampliação do espaço, trazer conforto e descontração ao quarto dos pequenos foi um dos pontos mais importantes na hora de decorá-lo. Cores e formas trazem charme e estimulam a criatividade.

Detalhes no quarto das crianças

Com a mudança, a pia para o lado de fora e o banheiro conquistou mais usa-bilidade – uma das meninas pode usar a área privada enquanto a outra escova os dentes, por exemplo, ou os pais trocam as fraldas dos gêmeos. “Quebrando um pouco a cabeça conseguimos um resultado muito legal, trazendo a cuba para fora e pensando no funcionamento da família com quatro crianças juntas, mas com espaços demarcados”, conta Fabiana. A paleta de cores escolhida pela dupla consegue agradar todas as crianças, mesmo em idades diferentes. “Estou muito encantada com o resultado! O quarto ficou com um espaço que eu não imaginava. Vou conseguir acomodar meus filhos até quando os gêmeos estiverem maiores, já que o berço tem uma cama embaixo. Isso facilita muito e faz com que eu possa permanecer na minha casa por mais alguns anos”, comemora Soraya.

Inspire-se com o antes e depois

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

Antes e depois quarto de bebê

Antes e depois quarto de bebê

Antes e depois quarto de bebê

Antes e depois quarto de bebê

Antes e depois quarto de bebê

Antes e depois quarto de bebê

Leia também