Dicas de adubação com Carol Costa

O adubo orgânico pode ser considerado o alimento das plantas. Ele é muito importante para o fornecimento de nutrientes, além de ajudar no seu crescimento, evitar o surgimento de doenças e auxiliar no combate às pragas. Sem a adubação correta, elas ficam mais fracas e suscetíveis ao aparecimento de insetos que podem prejudicá-las. Isso porque, assim como o alimento é fundamental para a saúde humana, o adubo é muito importante para manter a saúde das plantinhas. Mas não é preciso gastar muito dinheiro com produtos específicos, você pode utilizar itens que já tem em casa para misturar com a terra. Se você tem uma horta ou mesmo uma mini floresta em casa, aprenda a fazer o seu próprio adubo orgânico e a cuidar do seu jardim.

Por que é preciso adubar as plantas em casa?

Na natureza, elas recebem adubação natural através da decomposição de animais e plantas mortos. Ou seja, quando os seres vivos morrem, seus corpos ficam em contato com a terra, que reabsorve os seus nutrientes. Quando isso acontece, essas substâncias são distribuídas para todas as plantas que vivem ali. É assim que as plantinhas se alimentam na natureza. Já que as flores e hortaliças que criamos em casa não têm acesso a matéria orgânica em decomposição, é preciso adubá-las para que cresçam fortes e saudáveis. Isso é especialmente importante para as plantas que vivem em vasos, já que elas não têm contato com outras fontes de nutrientes.

Como fazer um adubo orgânico caseiro?

Fazer um adubo caseiro é mais fácil do que parece e é possível passar muitos nutrientes para as suas plantas com restos de alimentos. Algumas opções simples e baratas para isso são a borra de café e a casca de ovo. Sabe quando você faz um café para o lanche e sobra o pó - que você acaba jogando no lixo? Ele pode se tornar um excelente adubo orgânico com baixa quantidade de nitrogênio. Já a casca de ovo pode ser batida no liquidificador - sem água - e adicionada à terra. Ela é uma excelente fonte de cálcio para as suas plantas, fundamental principalmente para as espécies que recebem mais sol, como os cactos e suculentas.

Aprenda a cuidar das suas plantas corretamente

Para que suas plantas cresçam fortes e saudáveis, não basta regá-la diariamente. Existem muitos outros fatores que precisam ser respeitados para que as flores, árvores ou hortaliças tenham bastante saúde. No caso de um jardim dentro de casa, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher o tamanho de vaso correto para cada tipo de planta. Em seguida, é fundamental que a terra seja capaz de fornecer nutrientes a elas - para isso serve o adubo. Não se esqueça também de pesquisar a quantidade de sol e água cada espécie precisa receber. Isso porque tanto a falta quanto o excesso de água e de luz do sol podem prejudicar as suas plantinhas. Visite uma loja Leroy Merlin para encontrar todos os materiais necessários para os cuidados com o seu jardim.

Leia também