Aprenda a montar uma horta em espaço pequeno


Ter sua própria horta em casa, além de terapêutico, é uma forma de você saber a procedência dos alimentos que está ingerindo. A primeira providência é escolher onde plantar sua horta: você precisa ter um espaço onde haja bastante sol por pelo menos 4 horas por dia, de preferência na face norte.

Para essa tarefa, você precisará das seguintes ferramentas:  

1 tesoura ou estilete
1 pazinha
1 ancinho
1 garfo
1 regador  

E dos seguintes materiais:  

Terra (substrato)
Argila expandida
Manta Geotêxtil  

O primeiro ponto de atenção é quanto ao vaso. Ele precisa ter furos para que a água possa escorrer. Caso não tenha, você mesmo pode fazê-los. Checado isso, coloque uma camada de argila expandida no vaso e, depois, a manta geotêxtil, que serve também para não deixar a terra escorrer.

Sobre a manta, coloca-se o substrato, local onde as raízes vão se desenvolver. Feito isso, seu vaso está pronto para receber a muda, que deve estar nivelada com o vaso.

Importante salientar que o colo da planta (entre raiz e haste) nunca deve ficar sob a terra, já que isso mata a planta.  

Ah! E sempre regue sua planta após o plantio para que a raiz comece a se desenvolver.  

Dicas importantes


- Toda planta que está em vaso exige cuidados especiais, entre eles, a adubação, que pode ser líquida (misturada na água que vai regar a planta), foliar (que é misturada na água e borrifada nas folhas) e os convencionais (húmus de minhoca, esterco de boi)      

- A hortelã é uma erva que não deve ser plantada com outras, pois suas raízes são muito agressivas.

- Em vasos pequenos, a rega deve ser diária no verão, no começo da manhã ou no final da tarde, e sempre evitando de molhar as folhas e flores.  

- As pragas mais comuns nesse tipo de plantação são a Cochonilha e o Pulgão. Uma forma de combatê-las é a calda de fumo ou Neem.  

- Uma forma de acabar com as lesmas é fazendo uma armadilha para elas. Coloque num pratinho algodão com cerveja e, pronto! As lesmas todas se dirigirão a ele.  

- Na colheita, não retire apenas as folhas, mas corte os talos todos.


Leia também