Vaso Sanitário com Triturador: como funciona o modelo que permite a instalação em qualquer lugar, mesmo longe da canalização principal

O vaso sanitário é um daqueles utensílios da casa que têm uma instalação e funcionamento padrão, não importa o modelo. É preciso ter um reservatório de água e a ligação com canalização hidráulica e de esgoto da casa, certo? Mesmo assim, existem casos específicos de pessoas que precisam montar um lavabo em uma área da casa que fica longe da canalização principal da construção e também não conta com a ajuda da evacuação gravitacional. Foi para solucionar esse tipo de situação que o vaso sanitário com triturador entrou em cena. Hoje, o Casa de Verdade vai mostrar como ele funciona e dar detalhes sobre a instalação do produto que vai facilitar a vida de muita gente!

O funcionamento do vaso sanitário com triturador é simples

Um dos principais diferenciais do vaso sanitário com triturador é que ele tem um botão de duplo acionamento que permite economizar até 70% de água em relação às descargas normais: ele faz o descarte de 3 litros de água para o ciclo pleno e 1,8 litros para meio ciclo. Ao apertar o botão de acionamento, um sinal é enviado para a placa eletrônica que fica na parte traseira do motor. Essa placa eletrônica controla a abertura da eletroválvula: a água entra para encher a bacia e o motor começa a funcionar para que as lâminas triturem os resíduos em partículas minúsculas que são bombeadas através do tubo de evacuação. O motor pode empurrar a água suja por até três metros na vertical e 30 metros na horizontal. Uma válvula anti retorno que fica no cotovelo de evacuação evita que a água suja volte para dentro do aparelho. No final do ciclo, a eletroválvula se abre novamente para encher a bacia com água limpa.

Descubra como instalar o vaso sanitário com triturador

O triturador sanitário pode ser instalado diretamente no chão (atrás de uma bacia sanitária com saída horizontal) ou escondido dentro de algo como um gabinete ou parede. Para a instalação você só vai precisar de uma tomada de 220V, um ponto de fornecimento d'água e um ponto de esgoto no ambiente. Mas não se preocupe que nem o ponto de água nem o de esgoto precisam ser no local exato do vaso sanitário. A vantagem desse modelo com triturador é, justamente, conseguir instalar um novo banheiro em um lugar que não estaria exatamente pronto para isso. Por isso, o ponto de água pode vir de uma pia e a prumada de esgoto pode estar longe ou até do lado oposto. Outro ponto positivo é que ele já vem com as peças específicas e os parafusos que serão necessários na instalação, basta seguir as instruções do manual.