As varandas gourmet têm se tornado cada vez mais frequentes em projetos de reforma e decoração para quem não perde a oportunidade de receber a família e os amigos em casa. Ter um local confortável e propício para ser o cenário dos tradicionais almoços de domingo e das reuniões rápidas durante a semana é essencial nesses casos. E, no fim das contas, montar varandas gourmet em casas não é assim tão difícil: basta ter o espaço, criatividade e, em casos em que a mudança vai precisar ser maior, a ajuda de um profissional. Por isso, o Casa de Verdade reuniu dicas e ideias de projetos para você conseguir a sua varanda gourmet.

Aposte nos revestimentos de parede estampados para varandas gourmet

Varandas gourmet em casas

Uma das maneiras mais simples de deixar uma varanda comum com cara de varanda gourmet é, justamente, trocando os revestimentos para parede por cerâmicas estampadas com essa temática. Por serem estampas coloridas, o ideal é selecionar apenas uma parede para receber este tipo de revestimento - assim, o ambiente não fica pesado e com excesso de informação. E pode ser apenas em um pedaço: na região da parede que fica atrás da pia ou uma bancada, por exemplo. Se você preferir uma decoração mais discreta, também pode apostar em estampas geométricas, amadeiradas, florais e por aí vai: o importante é deixar o espaço com a sua cara.

Lembre da mobilidade necessária para os móveis das varandas gourmet

Varandas gourmet em casas: veja ideias de projetos e dicas para criar uma

A intenção da varanda gourmet é, justamente, ser um espaço descontraído e confortável para você e as pessoas que vão aparecer por lá. Por isso, o ideal é que os móveis sejam resistentes e possam ser movidos com facilidade - para que a organização do local se adapte ao tipo de reunião e à quantidade de pessoas que você vai receber. A vantagem de mexer nesses elementos se dá, justamente, porque outros como as churrasqueiras e balcões de apoio não podem ser mudados de lugar. Além disso, também é ideal investir no conforto das cadeiras e estofados, já que a intenção é que as refeições durem um pouco mais do que os vinte minutos do dia a dia. Uma dica é apostar em muitas almofadas de diversos tamanhos por cada um desses móveis.

As varandas gourmet em casas podem se tornar uma extensão do quintal

Varandas gourmet em casas: veja ideias de projetos e dicas para criar uma

Para quem tem, além da varanda, um bom quintal no terreno de casa, fazer a integração entre os dois ambientes pode ser tudo o que você precisa para conseguir uma das varandas gourmet do Pinterest em casa. Aposte em um elemento em comum para os dois ambientes: pode ser um piso, a cor das paredes ou até decks modulares de madeira (esses podem ser molhados e não vão ficar danificados com o uso no dia a dia). Ainda assim, uma boa dica para que você possa aproveitar o espaço da varanda gourmet mesmo nos dias mais frios e chuvosos é fechá-la com janelas de vidro: dessa forma, vai ser fácil adaptar o ambiente para a sua necessidade em cada momento.

Elementos amadeirados e folhagens dão um toque de aconchego às varandas gourmet

Varandas gourmet em casas: veja ideias de projetos e dicas para criar uma

No momento de decidir os detalhes da decoração da sua varanda gourmet, apostar no combo de plantas + mesas, cadeiras e balcões feitos de madeira é uma ótima tática para deixar esse cantinho ainda mais confortável. É que a madeira e as plantas remetem à natureza e podem fazer com que qualquer lugar da casa se torne mais aconchegante do que com cores frias e distantes. Ainda assim, fique atento: o piso de madeira pode não ser a opção mais prática para esse canto da casa. Prefira revestimentos para o chão que não vão ficar danificados com as possíveis lavagens e respingos de gordura, sujeira de alimentos e etc.